Pós-Doutorado em Ecologia na USP com Bolsa da FAPESP

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado em Ecologia, junto ao Projeto Temático “XINGU Project: Integrating land use planning and water governance in Amazonia: towards improved freshwater security in the agricultural frontier of Mato Grosso”. 

A data-limite para inscrição é 29 de maio de 2015. O projeto tem o apoio da FAPESP e do Marine Biological Laboratory (MBL), dos Estados Unidos, no âmbito do acordo de cooperação entre a FAPESP e o Belmont Forum. O projeto de pesquisa integra o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.  

A oportunidade está aberta para candidatos brasileiros e estrangeiros interessados em desenvolver projetos de pesquisa na área interdisciplinar de Ecologia Aplicada, com ênfase no Direito Ambiental e na Ecologia Política.

O objetivo da pesquisa é propor estratégias para adaptar o sistema brasileiro de gerenciamento dos recursos hídricos à realidade amazônica. Em sua pesquisa, o pós-doutorando deverá compreender como a comunidade humana do Alto Xingu percebe as leis ambientais brasileiras, em especial o novo Código Florestal no que diz respeito aos recursos hídricos; comparar temporalmente as diferentes legislações ambientais brasileiras com os dados de desmatamento derivados de sensoriamento remoto, objetivando acessar a eficácia dos instrumentos legais; investigar o grau em que grandes e pequenos produtores agrícolas são capazes de cumprir o novo Código; e verificar se a legislação pode ser uma ferramenta eficaz para a proteção de populações locais, recursos hídricos e matas ciliares.

O bolsista desenvolverá a pesquisa na região do Alto Xingu, onde deverá colaborar com o trabalho de campo da equipe envolvida no projeto temático.

O candidato precisa ter domínio e fluência das línguas portuguesa e inglesa e ter trabalhado previamente com pesquisa interdisciplinar envolvendo Direito Ambiental e Ecologia Política no Brasil.

O candidato deve enviar carta expondo suas qualificações e seu interesse no projeto e currículo para os professores Alex Vladimir Krusche (alex@cena.usp.br) e Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello (mepegara@usp.br), pesquisadores principais do Temático.

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/821. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *