Seminário debate o acesso livre aos dados ambientais

O cidadão sabe o que são dados ambientais? Os dados ambientais estão disponíveis para a população? Que uso se pode fazer deles? Qual o impacto do acesso aos dados ambientais nas políticas públicas e no dia a dia do cidadão? Este acesso fortalece a democracia e a governabilidade ambiental?

Para debater essas e outras questões, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, realizará no dia 31 de maio, de 10h as 13h, o seminário “Icict na Rio +20: Acesso livre aos dados ambientais.”

 

A discussão é atual, pois além da disponibilização de dados proposta pela Lei de Acesso à Informação que entrou em vigor no último dia 16, é necessário organizar portais para acesso à informação, devidamente contextualizada e interpretável segundo conceitos e teorias, e isso exige um esforço de capacitação de técnicos dos governos e membros da sociedade civil, e um maior comprometimento das instituições públicas com o público leigo.

 

O evento, que tem entrada franca e é uma realização do Centro de Estudos do Icict (CEIcict), integra as atividades desenvolvidas pela Fiocruz visando à Rio +20 e contará com a presença de Carlos Tautz, jornalista e coordenador do Instituto Mais Democracia; Flavio Ahmed, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ e representante da Cúpula dos Povos; Gilberto Câmara, pesquisador, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), especialista em modelos de mudança do uso da terra aplicados, entre outras coisas, ao desmatamento da floresta amazônica; e Rosany Bochner, pesquisadora do Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxicofarmacológicas (Sinitox).

 

Durante o seminário, o público poderá participar por meio de perguntas aos debatedores. O evento será realizado no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas Icict/Fiocruz, que fica na Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos. A entrada é franca.

FONTE : Ascom Icict/Fiocruz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.