Marinha do Brasil apoia fiscalização de atividades de extração de madeira no rio Mamuru, no Amazonas

A Marinha do Brasil realizou uma ação interagências, com intuito de fiscalizar atividades de extração de madeira realizadas ao longo do rio Mamuru, nas proximidades do município de Parintins (AM). A operação foi realizada entre os dias 10 e 16 de março.

Operação interagências realizou a fiscalização de embarcações que transportavam madeira no rio Mamuru – Foto: Marinha do Brasil

O Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” foi mobilizado para prestar apoio aos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Polícia Federal, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

Os agentes federais abordaram portos e balsas que realizavam extração e transporte de madeira, para averiguar a legalidade da operação na área. Para prestar apoio à ação, a Marinha também empregou um Destacamento de Fuzileiros Navais e a Lancha de Combate “Aruanã”, do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1°BtlOpRib), e uma aeronave UH-12 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91).

FONTE: 9º DISTRITO NAVAL – Marinha do Brasil apoia fiscalização de atividades de extração de madeira no rio Mamuru, no Amazonas | Comando Do 9° Distrito Naval