66ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 2 de setembro de 2023, sábado, a 66ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “A Conceição de Portugal e do Brasil”, tendo como convidado “António Miguel Trigueiros”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 66ª Tertúlia Portugal – Brasil:

66ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 2 de setembro de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “A Conceição de Portugal e do Brasil”

Apresentação: “António Miguel Trigueiros”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:  https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil 

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

INÉDITOS DA ORDEM MILITAR DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES
A publicação do livro “A Conceição de Portugal e do Brasil. Moeda, medalha e insígnia de Ordem Honorífica” (Lisboa: ed. do autor, 2021), veio revelar muitos factos documentais e iconográficos inéditos sobre aquela que foi a segunda Ordem Honorífica Luso-Brasileira instituída no período da permanência da Corte no Rio de Janeiro. A consulta ao arquivo original da Ordem Militar da Conceição, pela primeira vez acessível a um historiador, e aos arquivos diplomáticos luso-brasileiros da época, veio esclarecer as verdadeiras razões que levaram D. João VI a instituir uma Ordem honorífica sob a invocação da Padroeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, permitiu divulgar o Rol Geral de todos os seus agraciados nos diferentes graus de 1818 a 1822, nunca antes publicado, derrubando mitos antigos de que se tratava de uma Ordem nobiliárquica só para portugueses.
Em oportuno momento desta Tertúlia, e aproveitando o deslocamento ao Rio de Janeiro de seu autor, em Missão Académica ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o livro “A Conceição de Portugal e do Brasil” será apresentado no Real Gabinete Português de Leitura, no próximo dia 14 de setembro, às 15h.

Sobre o convidado:

ANTÓNIO MIGUEL TRIGUEIROS (Coimbra, 1944), engenheiro químico-industrial, é Académico Honorário da Academia Portuguesa de História, Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Sócio Benfeitor do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. Além da sua atividade profissional, desde muito cedo que se dedicou ao estudo da história Monetária, Numismática e Falerística portuguesas, tendo um vasto currículo de trabalhos de investigação publicados em Portugal e no estrangeiro, acessíveis para consulta e cópia na plataforma científica “Academia EDU”. Entre os seus livros figuram: “Numismática e Medalhística. Separata dos Catálogos da XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura” (Lisboa: ed. de autor, 1984); “Moedas Portuguesas da Época dos Descobrimentos” (Lisboa: ed. Alberto Gomes, 1992); “A Grande História do Escudo Português” (Lisboa: col. Philae, 2004); “A Viagem das Insígnias. Valor e Lealdade” (Lisboa: ed. de autor, 2018); “A Conceição de Portugal e do Brasil. Moeda, Medalha e Insígnia de Ordem honorífica” (Lisboa: ed. de autor, 2021): “Nova História da Moeda Insulana 1750-1932” (Ponta Delgada e Lisboa: ed. do autor, 2023)

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

        • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
        • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
        • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *