Ibama e Polícia Federal desativam três balsas e um rebocador de garimpo ilegal no entorno de Terras Indígenas no AM

Uma quarta balsa, afundada pelos garimpeiros, foi localizada no rio Jandiatuba

Foto postada em: Ibama

Manaus (24/03/2023) – O Ibama e a Polícia Federal (PF) inutilizaram três balsas garimpeiras e um rebocador empregados como estruturas de extração e apoio a garimpo ilegal no entorno de Terras Indígenas no estado do Amazonas nesta sexta-feira (24/03). As embarcações, localizadas rio Boia, poluíram a água com óleo diesel e mercúrio.

A abordagem foi realizada com helicóptero da PF. Ao avistarem a aeronave, os garimpeiros fugiram para a floresta, abandonando as balsas. Os agentes ambientais descobriram, durante a ação, uma quarta balsa, no rio Jandiatuba. A embarcação havia sido afundada pelos próprios garimpeiros para não ser destruída.

“A região vem sendo atingida pela ação de garimpeiros ilegais, com grandes impactos para as populações tradicionais e para meio ambiente, como aumento da turbidez da água e contaminação com produtos tóxicos”, disse o agente ambiental Geraldo França.

A investigação terá continuidade até que os responsáveis pelo garimpo ilegal sejam identificados.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama e Polícia Federal desativam três balsas e um rebocador de garimpo ilegal no entorno de Terras Indígenas no AM — Ibama (www.gov.br)