Museu Goeldi leva Semana Nacional da Ciência e Tecnologia ao Marajó

De 17 a 19 de outubro, pesquisadores do Goeldi apresentaram uma série de oficinas, demonstração de kits, dinamização de jogos, mostras fotográfica e da coleção didática para o público da cidade de Portel, no Marajó.

Postada em: Museu Goeldi

Agência Museu Goeldi – Como parte das atividades da 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, o Museu Paraense Emílio Goeldi realizou uma série de atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Afonso, em Portel, na ilha do Marajó. A ação ocorreu de 17 a 20 de outubro, envolvendo educadores e pesquisadores do Museu Goeldi, que apresentaram uma série de oficinas, demonstração de kits e dinamização de jogos, além de mostras abertas ao público.

A programação incluiu três oficinas: a Oficina de Sítios Arqueológicos em Caxiuanã, com Brenda Bandeira, do projeto Florestas Culturais; Oficina Etnobotânica: Plantas e Saberes Locais, ministrada pelo botânico Pedro Glécio; Oficina Modelando a Fauna Amazônica, com o arte educador Alcemir Aires.

A palestra sobre “Como apresentar trabalhos em Feira de Ciências”, ministrada pela educadora Zeneida Brito, foi ofertada para professores e alunos da rede de ensino básico marajoara.

Durante os dias de evento no prédio da Escola Paulo Afonso teve demonstração de kits, dinamização de jogos e apresentação de vídeos e jogos que estão na exposição Diversidades Amazônicas, que está no Centro de Exposições Eduardo Galvão, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, em Belém. Essa ação aproxima e leva um pouco de informação sobre o tema para um novo público.

Apresentação de mostras da Coleção Didática, com foco em fauna e paleontologia e foto varal com imagens das ações do Programa de Educação na Floresta de Caxiuanã, também ficaram disponíveis durante todos os dias de programação.

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – Outubro é o mês nacional de ciência e tecnologia, promovido pelo Ministério Da Ciência, Tecnologia e Inovações. Seu principal objetivo é mobilizar pessoas, especialmente crianças e jovens, por meio de temas e atividades de ciência, tecnologia, inovação, com ênfase na criatividade, atitudes científicas e inovação. Dentro das programações do mês é organizada a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que esse ano chegou a sua décima nona edição.

O tema da 19ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Seguindo essa proposta foi montada a programação em Portel, que teve como tema: Conhecendo o Museu Goeldi, 156 anos de pesquisa na Amazônia.

O evento no Marajó atendeu um grande público. Segundo a Dra. Ana Cláudia Silva, chefe do serviço de educação do Museu Goeldi, durante os três dias de evento o Museu Goeldi recebeu 1.000 alunos dos turnos da manhã e tarde; 271 alunos participaram de oficinas e 70 professores dos mini-cursos. “A recepção do público foi muito boa, com grande participação das escolas do município. Nossa equipe foi pequena para o tanto de pessoas interessadas em participar das atividades”, comentou Ana Cláudia.

Texto: Nina Dacier – Edição: Joice Santos – PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *