“Brinquedo Cantado da Amazônia” apresenta a região norte de forma lúdica

Livro didático, desenvolvido com professores da rede pública, reúne músicas, lendas, teatro, dança, figurino e cenografia da Amazônia

Postado em: EBC Rádios

Nacional Jovem desta quarta-feira (29) apresentou hoje um material didático que ilustra bem a cultura Amazônida. Sobre esse projeto que resultou no livro “Brinquedo Cantado da Amazônia”, conversamos com Simei Andrade, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“O livro é resultado de um projeto de extensão que começou em 2011 na universidade, especificamente da Faculdade de Dança e da Escola de Teatro e Dança. E junto a esses 7 professores organizadores, a gente começou a trabalhar por meio de oficinas de música, de cenografia, de corpo, de linguagem. Muitas delas destinadas a professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Belém e da região metropolitana de Belém”. 

Segundo a coordenadora, foi a partir das oficinas que os professores retornavam com os resultados. “A partir dessa discussão que a gente começou a criar outras oficinas e uma delas foi o ‘Brinquedo Cantado da Amazônia’. E eles (os professores) começaram a trazer esses imaginários para gente, esses causos. Hoje temos em torno de 16 músicas nessa 1ª versão, já disponíveis em plataformas de streaming”, conta.

A escola que tiver interesse e quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato pelo e-mail: faculdadededança@ufpa.br.

Ouça mais no player acima. E acesse aqui o e-book.

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

PUBLICADO POR:   EBC RÁDIOS 

2 comentários em ““Brinquedo Cantado da Amazônia” apresenta a região norte de forma lúdica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *