Caminhos do conhecimento e da ciência aberta

Esta edição traz o dossiê “Cenários e processos das primeiras ocupações humanas no Brasil: o papel da pesquisa arqueológica”.

Em sua tradição de publicar resultados de pesquisas em arqueologia, este número do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas contribui para os debates sobre o povoamento antigo da América, a partir de uma perspectiva de estudos realizados no Brasil em parcerias entre pesquisadores nacionais e investigadores franceses, numa reflexão sobre o conhecimento disponível sobre o tema na atualidade.

Uma outra parte do conteúdo ora publicado traz um conjunto de artigos sobre antropologia, sociologia, história, museologia e saúde, que dão a cor e o tom da revista e a diversidade das áreas que abrange.

Esta edição contempla também as mudanças por que passa a revista e que dizem respeito às iniciativas em ciência aberta, recomendadas internacionalmente e exigidas por indexadores (Packer et al., 2018a, 2018b). Assim é que o BMPEG. Ciências Humanas implementará, a partir de 2020, medidas que permitirão maiores agilidade e transparência, ao mesmo tempo em que promovem a adequação do periódico às tendências da comunicação científica.

Desde 2016, realizamos investigações para construir um diagnóstico do BMPEG. Ciências Humanas, com vistas a ajustes à política editorial que passaram a ser necessários diante de novos cenários e desafios impostos, assim como das boas condutas de produção editorial (Beltrão et al., 2019; Beltrão; Silva, 2018; Beltrão; Silva, 2019).

Assim é que já em seu primeiro número de 2020 (v. 15, n. 1, janeiro/abril 2020) a publicação de contribuições será feita em regime de fluxo contínuo. Na medida em que os textos ficarem prontos, serão publicados na coleção SciELO, sem a necessidade de aguardar o fechamento de cada número, em uma divulgação mais rápida dos conteúdos.

Também a partir de 2020, o BMPEG. Ciências Humanas passará a informar a responsabilidade editorial de cada item publicado e as contribuições de cada autor, em outra prática recomendada pela ciência aberta.

Mas ainda há outros desafios, como o de garantir a correta citação do BMPEG. Ciências Humanas, já que, quando há citação equivocada, a verificação de fator de impacto não contempla a realidade, o que, em última análise, é prejudicial para a sua avaliação. Como a revista teve momentos diferentes ao longo de sua trajetória e recebeu denominações diversas, a indevida citação ainda é frequente. É imprescindível a referência correta, o que é de responsabilidade da autoria e também dos profissionais que fazem a normalização.

Nesse aspecto e como medida de internacionalização da revista, o BMPEG. Ciências Humanas passará a adotar como norma bibliográfica o padrão APA. Resultado de estudo realizado pela revista, identificou-se esse padrão como o mais simples e corrente em periódicos da área (Beltrão; Silva, 2019). Submissões feitas a partir de agosto de 2019 já deverão atender a este padrão. Os exemplos encontram-se disponíveis nas Instruções aos Autores, disponíveis na página da revista.

BELTRÃO, Jimena Felipe; SILVA, Taíse da Cruz; ALENCAR, Daniele Alves; LOPES, Arlene Cristina Borges. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas: uma análise bibliométrica no período de 2006 a 2015. Revista ACB, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 177-196, mar. 2019.

BELTRÃO, Jimena Felipe; SILVA, Taíse da Cruz. De um sistema nacional à adoção de padrões internacionais: por uma nova norma bibliográfica. Biblionline, Paraíba, v. 15, n. 1, p. 136-147, trim. 2019. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.43743.

BELTRÃO, Jimena Felipe; SILVA, Taíse da Cruz. Rumo à revisão da política editorial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. PontodeAcesso, Salvador, v. 12, n. 3, p. 28-50, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v12i3.26920.

PACKER, Abel L.; SALES, Denise Peres; SANTOS, Solange; MENDONÇA, Alex; MENEGHINI, Rogério. Os critérios de indexação do SciELO alinham-se com a comunicação na ciência aberta. SciELO em Perspectiva, São Paulo, 10 jan. 2018a. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/01/10/os-criterios-de-indexacao-do-scielo-alinham-se-com-a-comunicacao-na-ciencia-aberta/#.XT881ehKiUk. Acesso em: 29 jul. 2019.

PACKER, Abel L.; MENEGHINI, Rogério; SANTOS, Solange; MENDONÇA, Alex; RAMALHO, Amanda; SALES, Denise Peres; GESSEFF, Ednilson; FONSECA, Gustavo; SAAD, Rondineli. Aos 20 anos, a Rede SciELO atualiza prioridades e avança para a ciência aberta. SciELO em Perspectiva, São Paulo, 17 set. 2018b. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/09/17/aos-20-anos-a-rede-scielo-atualizaprioridades-e-avanca-para-a-ciencia-aberta/#.XT8zwOhKiUk.Acesso em: 29 jul. 2019.

Jimena Felipe Beltrão
Editora Científica
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas

Página do Boletim <http://editora.museu-goeldi.br/humanas/>
Boletim no Issuu < http://issuu.com/bgoeldi_ch/>
Boletim no Facebook < https://www.facebook.com/boletimgoeldiCH/>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.