Navio Hidrografico “Sírius” inicia a Comissão “Barra Norte do Rio Amazonas”

O Navio Hidrográfico “Sirius” suspendeu no dia 25 de junho para a Comissão “Barra Norte do Rio Amazonas”, na região litorânea do estado do Amapá , onde realizará coleta de dados maregráficos naquela que é uma das áreas mais desafiantes e importantes na história da Hidrografia Brasileira.

Navio Hidrográfico “Sirius” rumo à Barra Norte


A análise será estabelecida pelo estudo estatístico e harmônico de 32 dias de observação da maré em conjunto com o Navio Oceanográfico “Antares”. Além da coleta de dados, será realizado o apoio aos serviços de manutenção dos Radiofaróis de Canivete-PA e São Marcos-MA.

Durante o período do levantamento hidrográfico, será realizado o Seminário “Aspectos gerais da navegação em lama fluida e sua aplicabilidade ao arco lamoso da região da barra norte do Rio Amazonas”, na cidade de Macapá-AP, que visa contribuir com os estudos para determinação dos fatores de correção de maré na Barra Norte do Rio Amazonas.

Os dados coletados pelos navios, em conjunto com os gravados na estação maregráfica de Ponta do Céu-AP, servirão de base para a realização de estudos necessários para determinação dos fatores de correção de maré para a Barra Norte. O objetivo final é viabilizar a operação de embarcações de maior calado na região.

A área do levantamento será a região distante 60 milhas náuticas de Macapá-AP e terá como portos visitados os de Fortaleza-CE, Santana-AP, Belém-PA e Cabelo-PB, tendo como previsão de regresso ao Rio de Janeiro-RJ em 16 de setembro.

O primeiro levantamento hidrográfico da Barra Norte do Rio Amazonas foi realizado no ano de 1952, pelo então Capitão-Tenente Maximiano da Fonseca, ENTÃO Comandante do Navio Hidrográfico “Rio Branco”, na mesma região de levantamento do “Sirius”. A comissão teve 342 dias de duração e ficou conhecida como a “Epopeia do Rio Branco”. Ainda hoje é considerado o maior feito da história da Hidrografia brasileira.

A Comissão será mais um levantamento hidrográfico da Barra Norte do Rio Amazonas realizado pelo “Sirius”, que desde 1959 realiza sondagens nea região, e que em 2008 esteve pela a última vez que naquela área em comissão. Assim, os levantamentos da Barra Norte contabilizam 120 levantamentos hidrográficos na “Amazônia Azul” e no exterior.

 

O desafiante levantamento da Barra Norte do Rio Amazonas em momentos – Distintos: em 1952 e em 2006

FONTE: MARINHA DO BRASIL – https://www.marinha.mil.br/noticias/navio-hidrografico-sirius-inicia-comissao-barra-norte-do-rio-amazonas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *