Ibama alerta para aumento dos focos de calor em florestas do Amapá

Há previsão de aumento dos focos de calor para o segundo semestre de 2014 no Amapá, segundo o Sistema de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). De acordo com os estudos do programa, a alta incidência de chuvas no estado no primeiro semestre reforça a expectativa de clima seco com baixa umidades nas áreas florestais durante o verão.   

Em 2013, o Prevfogo registrou 1.050 focos de calor no Amapá e no primeiro semestre de 2014 já foram registrados mais de dois mil focos. Especialistas afirmam que estão preocupados com o fato de o solo amapaense ser rico em turfa, processo de fermentação da matéria orgânica que entra em combustão naturalmente, o que pode causar a propagação de um incêndio em alta escala na vegetação.

Para evitar possíveis incêndios na mata, a superintendência do Ibama criará uma brigada especializada no combate a incêndios provocados por turfa. “É um tipo de ocorrência comum na vegetação brasileira, mas acontece com maior frequência na nossa região”, reforçou o titular do órgão no estado, César Guimarães.

Um curso promovido pelo instituto formou em 2013 75 brigadistas de cinco municípios que atuarão a partir de agosto na prevenção de incêndios nas áreas indígenas, terras da união e nos assentamentos. “Essas pessoas estarão prontas para atuar e fazer os monitoramentos dos focos de calor”, explicou o superintendente.

O último grande incêndio no Amapá ocorreu em 2012 na reserva biológica do Lago do Piratuba, onde mais de 25 mil hectares da área foram destruídos pelo fogo.

FONTE  :  G1

VER MAIS EM :  http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/07/ibama-alerta-para-aumento-dos-focos-de-calor-em-florestas-do-amapa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *