Ato mobiliza população contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida

No próximo dia 14 de março haverá uma jornada de mobilização pelo Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens, pelos rios, pela água e pela vida. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca todas as entidades, organizações, pastorais, redes, ativistas e movimentos sociais a contribuírem com as populações atingidas por barragens do mundo inteiro na denúncia sobre o modelo energético que, historicamente, tem causado graves conseqüências sociais, econômicas, culturais e ambientais.

Cerca de 80 milhões de pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pela construção de usinas hidrelétricas no mundo, segundo o relatório da Comissão Mundial de Barragens (órgão ligado à ONU), em decorrência do avanço das grandes empresas nacionais e estrangeiras no controle das riquezas naturais e minerais, da água, das sementes, dos alimentos, do petróleo e da energia elétrica.

A ocasião servirá para manifestar a luta de toda a população contra as transnacionais, pelos direitos dos trabalhadores, na defesa dos rios, da água e da vida e pedir solução para a enorme dívida social e ambiental deixada pelas usinas já construídas e para fortalecer a luta por outro modelo energético e de sociedade.

FONTE: http://www.cedefes.org.br/?p=agenda_detalhe&id_not=1535

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *