Enchentes no Acre: com níveis em elevação, Rio Branco pode registrar cheia histórica

Cota chegou a 17,31 m na capital, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), apresentados, nesta sexta-feira (1), na Reunião Extraordinária promovida pela Secretaria de Estado Meio Ambiente do Acre (SEMA)

Rio Branco (AC) já registra 5ª máxima da história (Foto: SGB/Divulgação)

O nível do Rio Acre segue subindo, no município de Rio Branco (AC). De acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB), nesta sexta-feira (1) a cota chegou a 17,31 m, na capital (medição realizada às 12h45 no horário do Acre). Essa já é a 5ª maior cheia da história e a tendência é que o nível aumente nas próximas horas. As informações foram apresentadas em Reunião Extraordinária promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre (SEMA).

Na ocasião, o pesquisador em geociências Marcus Suassuna explicou que a magnitude da cheia pode se aproximar do que foi observado em 2015, quando Rio Branco registrou a cota máxima, de 18,35 m. “Essa é uma cheia que vem ao longo da calha do Rio Acre, e toda a bacia teve níveis acima da cota de inundação”, observou Suassuna. O pesquisador usou como referência o tempo de propagação observado em 2015 para estimar que pode levar aproximadamente mais cinco dias para o rio estabilizar, o que preocupa.

“Pode ser que o Rio Branco continue em processo de subida até o começo da semana. Se continuar subindo 30 cm por dia, como temos observado, vem o prognóstico negativo. A gente não descarta que o rio alcance níveis próximos aos registrados em 2015”, alertou. Segundo os prognósticos, baseados em médias históricas, as máximas podem vir a ocorrer entre 5 e 6 de março.

Chuvas intensas

Em quatro dias, choveu na região 270 mm – mais do que o esperado para o mês inteiro, que seriam 260 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A situação tem provocado elevação dos níveis em toda a Bacia do Rio Acre.

Na cidade de Xapuri, o SGB registrou a cota 17,09 m (medição realizada às 13h, no horário do Acre) – segunda maior marca da história. O recorde foi registrado em 2015. “Temos acompanhado e parece que o nível está estabilizando nessa estação”, explicou Suassuna.

O município de Assis Brasil (AC) voltou a registrar subidas no rio, mas segue abaixo da cota de inundação, com nível de 5,63 m (medição realizada às 13h no horário do Acre). No domingo (25), o município chegou à marca de 13,3 m – a segunda maior da história, atrás apenas do registrado em 2012, que foi de 14,03 m.

Brasiléia (AC), que alcançou a marca histórica de 15,62 m, registra redução no nível do rio. A marca atual é de 11,53 m (medição realizada às 14h, no horário do Acre), segundo monitoramento realizado às 7h (horário local do Acre). Apesar do recuo, ainda está acima da cota de inundação.

Ativação Disaster Charter

Para apoiar as ações de monitoramento, na quinta-feira (29) o SGB – por intermédio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) – ativou o Disasters Charter: plataforma de colaboração global, que disponibiliza dados de satélites em situações de emergência causadas por desastres naturais.

Boletim de Alerta Hidrológico

Os boletins de alerta hidrológico da Bacia do Rio Acre, gerados a partir da operação do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), apresentam os níveis das estações de Assis Brasil, Brasiléia/Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Para Xapuri e Rio Branco, o SGB também gera previsões sobre os níveis que o rio deve atingir, possibilitando antecipar o cenário nessas cidades.

Para consultar os boletins, clique aqui .

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Enchentes no Acre: com níveis em elevação, Rio Branco pode registrar cheia histórica (sgb.gov.br)