76ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 17 de fevereiro de 2024, sábado, a 76ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “A regência de D. Pedro e a separação do Brasil de Portugal: entre mundos, em contratempos, a solução possível. (abril de 1821/outubro de 1822)”, tendo como convidada a “Profa. Dra. Vera Lúcia Nagib Bittencourt”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 76ª Tertúlia Portugal – Brasil:

76ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada
SÁBADO, dia 17 de fevereiro de 2024,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “A regência de D. Pedro e a separação do Brasil de Portugal: entre mundos, em contratempos, a solução possível. (abril de 1821/outubro de 1822)

Apresentação: “Profa. Dra. Vera Lúcia Nagib Bittencourt”.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil 

Resumo da Comunicação:  No processo de Independência do Brasil, identifica-se, como uma das etapas deste movimento, o período da “Regência” de D. Pedro – de 22 abril de 1821, instituída pelo decreto de D. João VI antes de retornar a Lisboa, a outubro de 1822, com a aclamação de D. Pedro como Imperador do Brasil.
Nele, admite-se que o Príncipe, detentor do poder executivo por decreto paterno, foi capaz de afirmar sua liderança e encaminhar a separação do Brasil de Portugal. A Regência seria, então, período de preparação, do Príncipe e do Brasil, para a Independência. Minha fala busca problematizar esta interpretação, acompanhando o complexo movimento político que resultou na afirmação de uma monarquia constitucional no Brasil.
Dessa forma, busca-se analisar a afirmação da autoridade do Príncipe enquanto resultado de negociações intrincadas, assim como a separação do Brasil de Portugal como solução possível, na preservação de múltiplos interesses, especialmente na América portuguesa.

Sobre a convidada: Vera Lúcia Nagib Bittencourt possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1974) e Licenciatura em História pela Universidade Católica de Santos (1988). É doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006) e Pós-doutora pelo Museu Paulista/ Universidade de São Paulo (2012) com a Tese “O Museu Paulista como lugar para a produção da escrita da História, 1917-1945”. Dedica-se aos estudos sobre o processo de Independência do Brasil e as relações entre história, memória e representações.
Publicou:
– De Alteza Real a Imperador: o governo do Príncipe D. Pedro de abril de 1821 a outubro de 1822. (Tese) Produção Acadêmica Premiada. Fflch/Usp, 2008.
– Bases territoriais e ganhos compartilhados: articulações políticas e projeto monárquico em Monarquia, Liberalismo e Negócios no Brasil : 1780-1860 / organização Izabel Andrade Marson, Cecília Helena de Salles Oliveira. São Paulo, Edusp, 2013.
– Afonso d’Escragnolle Taunay: a musealização de acervos e práticas historiográficas em Museu Paulista e a gestão de Afonso Taunay: escrita da história e historiografia, séculos XIX e XX/ organização Cecília Helena de Salles Oliveira, Museu Paulista/Usp, 2017.
– Curado, Joaquim Xavier; Dia do Fico; Redes de Poder e Bases Provinciais da Independência; Regência de D. Pedro; Resende, Estevão Ribeiro de; Vergueiro, Nicolau Pereira de Campos. Verbetes e biografias em Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia. Organização: Cecília Helena de Salles Oliveira e João Paulo Pimenta. Edusp: Publicações BBM, 2022.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

        • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
        • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
        • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos