A conexão entre Literatura e Ciência é tema do novo Caderno de Debates do Geea

Obra foi escrita por Moacyr Medri e Geraldo Mendes. Acesse aqui o Tomo XIX   do Grupo de Estudos Estratégicos do Inpa

O Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (Geea) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) disponibilizou o Tomo XIX do seu Caderno de Debates. A obra é organizada pelo secretário-executivo do Geea, Geraldo Mendes, e a diretora do Inpa, Antonia Franco, ambos pesquisadores do Inpa, e editada pela Editora do Instituto. O tema tratado é a relação entre Ciência e Literatura.

“Literatura e Ciência: conexão possível, talvez necessária” foi escrito por dois pesquisadores que tiveram uma trajetória acadêmica comum, ambos egressos da pós-graduação do Inpa. Mocyr Medri, do curso de Botânica, e Geraldo Mendes, do curso de Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Medri é professor de Ecofisiologia botânica na Universidade Estadual de Londrina e agora também escritor de romances, enquanto Mendes é pesquisador na área de Ictiologia e agora também Filósofo da Ciência.

Na obra, os autores lembram que a Ciência e a Literatura trabalham com a palavra, o texto, os conceitos e os discursos. “Cada uma dessas duas vertentes adota linguagem e métodos singulares, mas ambas são plurais no propósito de combater a ignorância e o preconceito, alcançar o conhecimento pleno e promover o desenvolvimento humano, em escala universal”, destaca Mendes.

Este Tomo, como os outros da coleção do Geea, tem o objetivo de compartilhar informações, conhecimentos, experiências e visões de mundo. Além de aportar ideias novas e originais sobre a temática, a obra visa trazer subsídios aos acadêmicos, gestores, tomadores de decisão e cidadão comum, interessados em aprimorar seu desempenho pessoal e profissional. A obra trata de assuntos complexos, mas é escrita em linguagem simples, informal e acessível.

De acordo com Mendes, a obra comemora 14 anos de atuação do Geea e é preâmbulo para o próximo Tomo, que completa um ciclo de 20 volumes com abordagens sobre diversos temas, como Biodiversidade, Evolução biológica, Recursos pesqueiros, Domesticação da floresta e Papel do Estado brasileiro.

Todos os tomos do Caderno de Debates do Geea podem ser acessados gratuitamente no portal eletrônico do Inpa, no item Publicações.

Da Redação – Geea

Banner – Rodrigo Verçosa – Editora Inpa

*Edição: Comunicação Inpa

PUBLICADO EM:   INPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *