Inpa realiza Workshop sobre alimentos funcionais da Amazônia

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) promoverá o I Workshop de Alimentos Funcionais – Fortalecimento da inclusão de alimentos por meio da popularização do perfil nutricional dos alimentos amazônicos, no Auditório da Ciência e em laboratórios do Instituto. Organizado pelo Laboratório de Alimentos Funcionais (Labaf), o evento conta com o apoio do Laboratório de Físico Química de Alimentos (LFQA), Laboratório de Alimentos e Nutrição (LAN), mestrado em Agricultura no Trópico Úmido (ATU) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Programação do evento é composta por palestras, mesas-redondas e minicursos Da Redação – Inpa

Os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas e podem potencialmente reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. No Inpa, pesquisas com frutos – como açaí, camu-camu, cubiu, tucumã – hortaliças – Cariru, Capeba, alho silvestre ou capim alho , Taioba e espinafre-amazônico são realizadas com o propósito de aproveitar as potencialidades da biodiversidade e transformá-las em tecnologias, incentivando o consumo desses alimentos de forma regular e a geração de renda.

Resultados promissores já foram alcançados e serão apresentados no Workshop, que abrangerá áreas de conhecimento nutricional, tecnológica e química dos alimentos amazônicos funcionais. É o caso da bebida tipo shake de camu-camu (rica em vitamina C) que apresenta potencial para auxiliar no tratamento da obesidade e diabetes.

“Queremos divulgar estudos e tecnologias desenvolvidos com alimentos funcionais e torná-los mais conhecidos para a sociedade”, diz a pesquisadora do Inpa e coordenadora do evento, Francisca Souza, doutora em biotecnologia.

Inscrições  

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site. O Workshop é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área. Na programação constam palestras, mesas-redondas e minicursos que objetivam aprimorar o desenvolvimento científico e a troca de conhecimento entre os participantes sobre os temas ligados a alimentos amazônicos funcionais.

Entre as atividades estão o Ciclo de Palestras: Panorama & Biodisponibilidade de compostos bioativos dos alimentos da Amazônia, a Mesa-Redonda: Importância da popularização do perfil nutricional de alimentos da Amazônia, o Ciclo de Palestras: Tecnologias aplicadas a compostos funcionais, o Ciclo de Palestras: A Importância do perfil bioativo e funcional para a população, o Minicurso: Identificação e Quantificação de compostos funcionais em alimentos (meio período do dia 22/11) e o Minicurso: Popularização de preparações com alimentos funcionais (período integral no dia 25/11).

SITE DO EVENTO   

FONTE; INPA – Notícias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *