BIOFUEL – Amyris Fornecerá Diesel de Cana para Ônibus no Rio de Janeiro

A Amyris Brasil Ltda., uma subsidiária da Amyris, Inc., anunciou hoje que fornecerá diesel renovável durante os 12 meses do teste na frota envolvendo 20 ônibus urbanos do Rio de Janeiro, Brasil.

O combustível renovável derivado da cana-de-açúcar, conhecido como Diesel da Cana™, será misturado em uma proporção de 30 por cento com biodiesel e diesel fóssil e usado em ônibus Mercedes-Benz operados pela Viação Saens Peña, uma operadora de ônibus no Rio de Janeiro. A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, FETRANSPOR, usará os dados coletados durante este teste da frota para avaliar os benefícios no desempenho e no meio ambiente do uso do diesel de cana da Amyris. Os resultados do teste na frota serão apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que acontece no Rio em Junho de 2012.

“Estamos empolgados em expandir o uso de nosso diesel renovável para a segunda maior cidade do Brasil. Este será o primeiro uso em larga escala de nosso Diesel de Cana em uma mistura de 30% no Brasil,” declarou John Melo, CEO da Amyris. “Continuamos a ver forte aumento na demanda por nossos combustíveis renováveis, à medida que mais fabricantes de motores e operadores de frotas validam o seu desempenho.”

A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 8.000 ônibus que consomem aproximadamente 280 milhões de litros de diesel por ano. Espera-se que o teste na frota do Rio valide a redução significativa das emissões de óxido de nitrogênio e emissões de material particulado comprovada em recentes testes em motor Mercedes-Benz com um mistura de 30 por cento de diesel renovável da Amyris.

“O governo do Rio de Janeiro e as autoridades de transporte público estão empenhados em liderar pelo exemplo no combate às mudanças climáticas, e a Amyris, juntamente com nossos parceiros na Mercedes-Benz, Petrobrás, Michelin e BNDES, tem a honra de apoiar esse esforço no transporte publico do Rio”, disse Paulo Diniz, presidente da Amyris Brasil. “Estamos prontos para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis derivados de cana no Rio à medida que a cidade se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.”

A Amyris desenvolveu um combustível diesel renovável, composto de hidrocarbonetos puros de alto desempenho derivado de açúcares vegetais, que não exige modificações nos veículos ou na infraestrutura. O diesel de cana da Amyris demonstrou ter desempenho superior em baixas temperaturas, alto número de cetano e densidade de energia comparável ao diesel de petróleo, o que possibilitou que a empresa obtivesse o registro de mistura na categoria máxima da Agência de Proteção Ambiental norte-americana. Os parceiros OEMs (Fabricantes Originais do Equipamento) continuam a confirmar que os combustíveis da Amyris melhoram o desempenho dos combustíveis existentes e possibilitam redução significativa dos gases do efeito estufa e das emissões do escapamento.

 

Fonte: DefesaNet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.