Seminário de estudos em vista do Sínodo para a Amazônia

Roma se prepara para o grande Sínodo Especial para a Amazônia que será realizado em outubro deste ano. De 25-27 de fevereiro estarão reunidos no Vaticano os Presidentes das Conferências Episcopais da Amazônia e especialistas. Será focalizada a relação entre a particular situação eclesial e ambiente amazônico e outros contextos territoriais semelhantes

Em vista da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos sobre o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral“, prevista para outubro próximo, a Secretaria Geral do Sínodo organiza um Seminário de Estudos.

O tema do encontro, de 25 a 27 de fevereiro de 2019 no Instituto S. M. Bambina, no Vaticano, será: “Rumo ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal“.

No primeiro dia serão examinados alguns aspectos eclesiais e pastorais à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium; o segundo dia abordará questões relacionadas com a promoção da ecologia integral no horizonte da Encíclica Laudato si’; no último dia será realizada uma síntese das perspectivas que surgiram e uma comunicação sobre o caminho de preparação ao Sínodo.

O cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, fará a abertura e a conclusão dos trabalhos. O Seminário contará com a presença dos Presidentes das Conferências Episcopais da Amazônia, de alguns outros bispos e especialistas da Amazônia e de outras áreas geográficas. Desta forma, será possível, entre outras coisas, destacar a relação entre a particular situação eclesial e ambiental da Amazônia e outros contextos territoriais semelhantes.

FONTE: VATICAN NEWS – https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-02/seminario-estudos-amazonia-sinodo-bispos.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*