Unidades de conservação podem ajudar no desafio de preservação da Amazônia

Segundo pesquisadora, ambiente gigantesco, desmatamentos e paisagens fragmentadas impedem automanutenção da floresta

 

Tocador de áudio

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a bióloga e pesquisadora Rita Mesquita, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), sobre a redução da biodiversidade em paisagens fragmentadas pelo desmatamento da floresta amazônica.   

Segundo Rita, uma das medidas para conter a perda de biodiversidade da floresta é a criação de unidades de conservação. Diz que estas são responsáveis não apenas pela manutenção da variedade biológica da Amazônia, mas também pelo “modo de vida das nossas populações tradicionais”. 

Para a bióloga, “o desafio é guardar uma amostra de toda essa riqueza em áreas protegidas de diferentes categorias”, pois existe no imaginário popular a ideia de que a floresta é um ambiente homogêneo e imutável, dificultando a concessão de espaços destinados à conservação. 

Conta que a Amazônia é um território composto de “mosaicos de unidades ecológicas onde se desenvolveu biodiversidade própria” e que, com a fragmentação causada pela intensa onda de desmatamentos, a capacidade de auto-manutenção da floresta tem sido afetada. “O desafio da conservação nesse ambiente é gigantesco e nós estamos muito aquém do necessário”, afirma. 

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio.


Ambiente é o meio

Apresentação: Professores Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Coordenação: Rosemeire Talamone
Produção: Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Edição Geral: Cinderela Caldeira
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.