Forças Armadas fecham Operação Catrimani com entrega de mais de 300 toneladas de alimentos na TIY

Chegaram ao fim, nesta terça-feira (26/03), as atividades relacionadas a distribuição de cestas básicas, na Terra Indígena Yanomami (TIY), de mais de 36 aeronaves empregadas na Operação Catrimani, entre elas o C-105 Amazonas, o C-98 Caravan, o H-60L Black Hawk, o HM-1 Pantera, o HM-2 Black Hawk, o HM-4 Jaguar e o UH-15 Super Cougar. A atuação de forma coordenada e em apoio mútuo propiciou que esses vetores alcançassem 2400 horas de voo, entregando 360 toneladas de suprimentos a 236 comunidades da TIY. Além disso, também foram realizadas cinco missões de Evacuações Aeromédicas (EVAM) e, ainda,  apoio às ações da Polícia Civil (PCRR) e da Polícia Federal (PFRR) do Estado de Roraima.

Continuar lendo Forças Armadas fecham Operação Catrimani com entrega de mais de 300 toneladas de alimentos na TIY

Em agenda com Macron, presidente da Funai destaca importância de investir em projetos sustentáveis dos povos indígenas

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, destacou na terça-feira (26), em Belém (PA), os avanços e desafios do órgão indigenista na proteção e demarcação de terras indígenas.

O presidente da França, Emmanuel Macron, condecora o líder indígena Raoni, na Ilha do Combu, em Belém (PA). Foto: Ricardo Stuckert / PR

Continuar lendo Em agenda com Macron, presidente da Funai destaca importância de investir em projetos sustentáveis dos povos indígenas

Governo abre seleção para reforçar atuação da Funai em ações emergenciais aos Yanomami

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para participar de processo seletivo destinado a servidores públicos do Governo Federal para reforçar o quadro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A medida atende às ações emergenciais prioritárias realizadas na Terra Indígena Yanomami, considerando o disposto no Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023. O edital Edital nº 213/2024 foi publicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Foto: Mário Vilela /Funai – A TI Yanomami é a maior terra indígena do Brasil, com mais de nove milhões de hectares, distribuídos pelos estados de Roraima e Amazonas

Continuar lendo Governo abre seleção para reforçar atuação da Funai em ações emergenciais aos Yanomami

Casos de febre Oropouche crescem no país

O Ministério da Saúde trabalha com um cenário de “crescimento lento” de casos de febre Oropouche no Brasil, com concentração quase total na Região Norte. Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, contra 832 ao longo de todo o ano passado.

Foto: Flávio Carvalho -Fiocruz

Continuar lendo Casos de febre Oropouche crescem no país

Operação Gran Rochelle – Militares reforçam segurança na faixa de fronteira no Amapá

Macapá (AP) – Militares do Comando de Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34º BIS) reforçam as ações de segurança na faixa de fronteira no estado do Amapá, ao longo do mês de março, com a realização da Operação Gran Rochelle. Incluída no escopo da Operação Ágata, o objetivo é desenvolver ações das Forças Armadas na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores para combater delitos transfronteiriços e ambientais, como o tráfico de drogas, tráfico humano e atividade de garimpo ilegal.

Foto: CMN EB

Continuar lendo Operação Gran Rochelle – Militares reforçam segurança na faixa de fronteira no Amapá

Cacique Raoni recebe honraria de Macron e pede demarcações a Lula

O cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado, nesta terça-feira (26), em Belém, com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França. Entregue pelo presidente francês, Emmanuel Macron, a medalha é a maior honraria concedida pela França aos seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global.

O presidente da França, Emmanuel Macron, condecora o líder indígena Raoni, na Ilha do Combu, em Belém (PA). Foto: Ricardo Stuckert / PR – Postada em: Agência Brasil EBC

Continuar lendo Cacique Raoni recebe honraria de Macron e pede demarcações a Lula

Boa Vista fica encoberta por fumaça de queimadas

A qualidade do ar em Boa Vista, continua “muito ruim. A cidade está encoberta por fumaça.  O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental registrou, na manhã desta terça-feira (26), 93.9 microgramas de partículas de poluição por metro cúbico. Para se ter ideia, essa concentração é quase setes vezes maior que o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

Continuar lendo Boa Vista fica encoberta por fumaça de queimadas

Grande parte da fumaça densa presente em Roraima tem origem na Venezuela e na Guyana

Nos últimos dias, o estado de Roraima tem sido afetado por densas camadas de fumaça, causando desconforto à população, porém, o que muitos não sabem é que grande parte dela é proveniente de incêndios que vêm ocorrendo na Venezuela e na Guyana, que também vêm sendo atingidos por queimadas.

Continuar lendo Grande parte da fumaça densa presente em Roraima tem origem na Venezuela e na Guyana

Demarcação para Avá-canoeiro é reparação histórica, diz antropóloga

A decisão da Justiça Federal que estabelece prazo de 15 meses para conclusão da demarcação da Terra Indígena (TI) Taego Ãwa, do povo Avá-canoeiro do Araguaia, representa uma reparação histórica das violações sofridas por este povo. A avaliação é da antropóloga Patrícia de Mendonça Rodrigues, responsável pelo relatório que identificou e delimitou a TI. A etnia tem sido vítima de deslocamentos forçados ao longo da história. Atualmente, os cerca de 40 sobreviventes ainda vivem fora do território tradicional.

Foto: Mario Vilela – Funai

Continuar lendo Demarcação para Avá-canoeiro é reparação histórica, diz antropóloga

Exército Brasileiro contribui com a chegada de fibra óptica na ilha do Marajó

Breves (PA) – A Infovia 03 – que está levando fibra óptica para cidades ribeirinhas do Pará até o Amapá – chegou em Breves, arquipélago do Marajó, na última sexta-feira, dia 22. Esta é mais uma etapa do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Governo Federal, com participação dos Ministérios das Comunicações, da Defesa, da Educação, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cujo principal objetivo é possibilitar a expansão das redes de telecomunicações na Região Amazônica.

Exército Brasileiro contribui com a chegada de fibra óptica na ilha do Marajó – Foto postada em: CMN EB

Continuar lendo Exército Brasileiro contribui com a chegada de fibra óptica na ilha do Marajó

Operação Wari combate ao desmatamento e desarticula invasão em terras indígenas

Guajará-Mirim (RO) – No dia 21 de março de 2024 o Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva – “Batalhão Forte Príncipe da Beira” (Cmdo Fron RO/6º BIS) realizou a Operação Wari, em um ambiente de interagências com a Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Foto postada em: CMA EB

Continuar lendo Operação Wari combate ao desmatamento e desarticula invasão em terras indígenas