Manaus (AM) – A Operação Ágata Amazônia 2025, desencadeada em uma área de 510 mil quilômetros quadrados, equivalente ao território da Espanha, vai além das ações militares de patrulhamento e combate aos crimes ambientais e transfronteiriços. A execução ainda não chegou ao fim, mas já contabiliza um balanço positivo também no apoio humanitário.

Através dos navios da Marinha do Brasil (MB) em conjunto com unidades do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), as Ações de Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Ações Cívico-Sociais (ACISO), registraram, até agora, mais de 46 mil procedimentos de saúde, incluindo médicos e odontológicos. Além disso, já foram contabilizados cerca de 128 mil medicamentos distribuídos e mais de 7 mil kits de higiene bucal entregues à população.

O atendimento, voltado para as comunidades indígenas e ribeirinhas do Amazonas, já alcançou quase 70 dessas localidades mais isoladas que dependem da ajuda que chega através dos rios. Entre elas estão a Vila de Acanauí, São José do Manguari, Altamira e São Pedro de Jacitara.

No escopo das ações sociais, ainda estão as doações de roupas e o hasteamento do Pavilhão Nacional dentro das próprias comunidades.

Ao final do cerimonial, com a execução do hino brasileiro, a bandeira içada é entregue à comunidade. O presente deixado para a população local tem o objetivo de estimular e preservar o patriotismo garantindo a consciência das novas gerações acerca do papel das Forças Armadas na defesa e proteção das riquezas do país.

Operação Ágata Amazônia 2025 – O Comando Conjunto APOENA se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 535, de 29 de janeiro de 2025, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as ACISO e ASSHOP. A Operação Ágata Amazônia 2025 demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.

Curiosidade – O nome “Apoena”, que dá título ao Comando Conjunto da operação, vem do Tupi-Guarani e significa “aquele que vê mais longe” ou “aquele que enxerga além do horizonte”, simboliza a visão estratégica da atuação na Amazônia e o compromisso com a preservação para as gerações futuras.

Equipe de Comunicação Social
Operação Ágata Amazônia 2025 – Comando Conjunto Apoena
Correio Eletrônico (e-mail) recebido da origem

RELACIONADA: – Operação Ágata apreende 226 kg de drogas nas proximidades da Terra Indígena Vale do Javari – Na tarde desta terça-feira, 27 de maio de 2025, por volta das 16h30, tropas do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas, realizaram uma significativa apreensão de drogas no Porto de Benjamin Constant, área de amortecimento da Terra Indígena Vale do Javari, às margens do rio de mesmo nome.