Durante muitos anos os pontos extremos do Brasil – sentido Norte / Sul – foram identificados como do Oiapoque/AP ao Chui/RS. Atualmente, desde os anos 1930, essa expressão está corrigida e atualizada: do Caburai/RR ao Chuí/RS. (Ver: Qual é o extremo Norte do Brasil? • IBGE Explica )
A fronteira entre os dois países supera os 730 Km, sendo a maior fronteira francesas com seus vizinhos. Essa linha de fronteira tem como base o Rio Oiapoque que nasce na Serra do Tumucumaque e desagua no Oceano Atlântico.
O atual estado do Amapá era, antes do período colonial, habitado por indígenas de diversas etnias: waiãpi, palikur, maracá-cunani e tucuju que se expressavam em idioma aruaque ou carib
Com a época das descobertas a região passou a ser visitada, por espanhóis, franceses, ingleses e portugueses, entre outros.
O relacionamento entre Brasil e França na região é marcado por disputas territoriais entre as quais:
– Durante o Período Napoleônico a fronteira foi estabelecida no Rio Calçoene (Tratado de Ultrecht). Posteriormente a fronteira é alterada para o Rio Araguari (Tratado de Badajós, confirmado pelo Tratado de Amiens).
– Com a vinda da Família Real para o Brasil foi determinada a invasão da Guiana Francesa, que ficou sob domínio português de 1809 até 1817.
– Durante a chamada Cabanagem (1835-1840) ocorrida na Província do Grão Pará (hoje os estados do Norte do Brasil) os franceses atuaram em apoio aos cabanos (1836) ocupando novamente regiões ao Sul do Rio Oiapoque até o Rio Araguari.
– Entre 1840 e 1895 temos vários episódios da disputa, entre os quais: Contestado Franco-Brasileiro; República de Cunani e Intrusão Francesa no Amapá.
– A posse do território foi definida em arbitragem internacional em 1901.
O Amapá é considerado por alguns como uma “ilha” tendo ao Sul o Rio Amazonas, ao Norte o Rio Oiapoque, a Leste o Oceano Atlântico e a Oeste o Rio Jari. A única ligação rodoviária do Estado é com a Guiana Francesa, ponte internacional sobre o Rio Oiapoque ligando o Estado a cidade de São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa, é divisa internacional.

Ponte Internacional sobre o Rio Oiapoque – Imagem postada em DNIT
Equipe Ecoamazônia – fontes abertas Internet
Deixe um comentário