Pela primeira vez na América do Sul, conferência vai ser realizada em Belém, PA, em novembro
Nesta semana, o Ambiente é o Meio recebe a professora Yara Schaeffer Novelli, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, para falar sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que vai ser realizada no Brasil, em novembro, e porque a água deveria ser o tema central do encontro.
Para a professora, esta é a primeira vez em seus 30 anos de existência, que a COP vai ser realizada em um país da América do Sul e que o principal tema a ser debatido deveria ser a responsabilidade com as águas. A escolha do local para a realização da COP, segundo a professora, dá margem para a discussão sobre a água, pois Belém é a “terra das chuvas com hora marcada”.
Outro aspecto mencionado pela professora é o das áreas úmidas. Esses ambientes são ecossistemas, entre ambientes aquáticos e terrestres, continentais ou costeiros, fundamentais para o ciclo da água e a preservação da biodiversidade. As áreas úmidas, segundo Yara, são fixadoras de carbono e, quando desmatadas, liberam o gás de efeito estufa na atmosfera, tornando-a mais tóxica.
Ouça o episódio completo no player acima.
FONTE: JORNAL DA USP – Ambiente é o Meio #174: COP 30 deveria discutir a importância da água, defende professora da USP – Jornal da USP
RELACIONADA: Ambiente é o Meio #173: Mundo tecnológico gera preocupação com impactos ambientais – Jornal da USP
Deixe um comentário