Será realizada no próximo dia 15 de fevereiro de 2025, sábado, a 96ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “As Artes de Artilharia e a Sciencia da Engenharia no Coração do Império”, tendo como convidado “Acacio José Lopes Catarino”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 4ª Temporada das Tertúlias Portugal – Brasil (Episódio 96):

96ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada 
SÁBADO, dia 15 de fevereiro de 2025,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília)

TEMA: “As Artes de Artilharia e a Sciencia da Engenharia no Coração do Império” 

Apresentação: “Acacio José Lopes Catarino”.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação: A demarcação dos limites em decorrência dos tratados de Madri e Santo Idelfonso (1750 e 1777) e a pressão decorrente das Guerras dos Sete Anos levaram a uma reorganização profunda dos corpos militares e a uma dispersão mais orgânica pelo interior dos domínios da Coroa. As “Artes de Artilharia” e a “Sciencia da Engenharia” militar foram componentes essenciais deste esforço, como agentes de mobilização dos habitantes e das suas riquezas. A partir de materiais coletados em acervos portugueses e no Brasil, pretendemos refletir sobre a lógica de distribuição destes militares especializados e problematizar sua inserção nas redes de poderes desde as maiores vilas até os sertões do Império, destacando em especial Pernambuco e suas capitanias anexas.

Sobre o convidado: Acacio José Lopes Catarino – Doutor em História Econômica pela USP (2002) com tese sobre a formação das redes de militares especialistas e a ordenação das malhas territoriais na colônia. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Pernambuco, onde concluiu o Mestrado. Integrou o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Paraíba, com experiência de orientação e pesquisa abordando as Culturas Políticas no universo luso-brasileiro. No Grupo de Pesquisa Estado e Sociedade no Nordeste Colonial (PPGH/NDHIR), publicou trabalhos sobre o Império colonizador e nacional, com ênfase nos domínios da História das instituições e elites intelectuais, em especial os militares especializados. Ajudou a fundar o Encontro Internacional de História Colonial, nos quais organizou seminários temáticos entre 2006 a 2014. Entre as disciplinas que lecionou no DH da UFPB estão a História do Brasil Colonial, do Império Brasileiro, Paleografia e, no curso de Serviço Social, Formação da Sociedade Brasileira. Transcreveu e editou as Atas do Conselho do Governo de Pernambuco (1821-1834) pelo APEPE em 1997. Dirigiu o LABORHis (Laboratório de História/ CCHLA), e coordenou o Programa de Monitoria do Departamento por vários anos. Na extensão, coordenou o projeto de Memória e Documentação no interior do PROBEX do Porto do Capim (2015-16).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil: 

  • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
  • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
  • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos