Será realizada no próximo dia 14 de setembro de 2024, sábado, a 88ª Tertúlia Portugal – Brasil, 4ª Temporada, sob o tema: “Mulheres militares no Brasil: uma análise sociológica sobre a participação feminina em contextos militarizados”, tendo como convidada a “Dra. Maria Carolina Loss Leite”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a PARTE II da 4ª Temporada das Tertúlias Portugal – Brasil (Episódio 88):
88ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada – PARTE II
SÁBADO, dia 14 de setembro de 2024,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA: “Mulheres militares no Brasil: uma análise sociológica sobre a participação feminina em contextos militarizados”
Apresentação: “Dra. Maria Carolina Loss Leite”.
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters
Instagram: @tertuliasportugalbrasil
Resumo da Comunicação: A Tertúlia tem como proposta a troca de opiniões e informações sobre a entrada das mulheres em ambientes militarizados, especialmente no Brasil, onde desde as disputas contra invasores estrangeiros temos figuras destacadas em combates, reconhecidas pelos líderes da época como “combatentes e heroínas”. Ao longo do tempo, mulheres, que, através de suas coragens e comprometimento com a Nação brasileira, lutaram para serem reconhecidas não apenas publicamente, mas profissionalmente dentro dos ambientes militarizados, majoritária e historicamente masculinos, ao menos, à luz da História Oficial.
Trazendo de forma breve, a Doutora irá analisar como se deu o avanço feminino dentro da caserna brasileira, onde lutas das mais diversas precisaram ser travadas. Batalhas que envolveram disputas políticas e apoio de homens inteligentes e sensíveis que, ao entenderem que mulheres militares também são capitais humanos, se colocaram à frente dos debates para que elas pudessem ocupar algum lugar dentro de tais locais.
Sobre a convidada: Maria Carolina Loss Leite, ou Carol Loss, é Doutora e Mestra em Sociologia pelo IESP- UERJ, Bacharela em Segurança Pública e Social pela UFF. É Aspiranta do IGHMB.
Sua Tese de Doutoramento é a única que aborda mulheres militares das 3 Forças Armadas brasileiras e PMESP em níveis de Oficialato, bem como a primeira a abordar de que forma as mulheres são vistas dentro das organizações militares brasileiras, entrecruzando o gênero feminino, o militarismo e o profissionalismo, sendo este último baseado na Sociologia Militar estadunidense, usado pela primeira vez em estudos dessa natureza.
Vencedora do Prêmio de Produção Filosófico – Científica 2021, concedido pelo INBRADIM (Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar), agraciada com a Medalha Príncipe Regente Dom João, com o artigo intitulado “Aqui não é lugar de mulher: Histórias de mulheres nas guerras.”.
Vencedora do Prêmio Cláudio Souto de Teses de 2021, concedido pela ABraSD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito) por conta de sua Dissertação de Mestrado intitulada: “Profissionalismo e diferença de gênero na Defensoria Pública do Rio de Janeiro”. Por conta de seu pioneirismo no tema, onde abordou um grupo de operadores do Direito em seus dilemas profissionais (os e as Defensoras Públicas do Rio de Janeiro), gerou um novo campo de estudos dentro da Sociologia do Direito brasileira, onde, a partir de então, diversos acadêmicos e acadêmicas passaram a estudar sob este olhar os conflitos no mundo do Direito, focando nas carreiras e suas disputas que em suas rotinas de trabalho.
Palestrante no XXXI Colóquio de História Militar 2022, organizado pela Comissão Portuguesa de História Militar em Lisboa, com a palestra “Da marisqueira à realeza: a participação das mulheres no processo de Independência brasileira”. A partir dessa apresentação, passou-se, no Brasil, a se ter mais estudos sobre a importância feminina nos mais diversos contextos brasileiros.
Convidada para participar, em 2023, do documentário “Primeira participação feminina nas Forças Armadas completa 200 anos”, produzido pela Rádio e TV Justiça, disponível no YouTube.
Organizadora e autora do livro “Pesquisa Acadêmica em Ciências Sociais: diálogos sobre percursos metodológicos”, disponível de forma gratuita na Amazon, pois acredita que a educação deve ser acessível para todos e a todas.
Única mulher convidada para o livro editado e organizado pelo IGHMB em comemoração ao Bicentenário da Independência política brasileira, em 2022, com o artigo “Da marisqueira à realeza: a participação das mulheres no processo de Independência brasileira”.
Autora do artigo “Inquietações de uma mãe em meio a uma pandemia” presente no primeiro livro do Brasil criado, em 2020, em formato digital, com experiências de mulheres acadêmicas durante a pandemia e impresso em 2022 intitulado “Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia, volume I”. Mãe de Maria Alice Loss (uma linda menininha de 10 anos) e de Mimi Isabela (uma gata SRD de 5 anos).
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos