Seca assola 9 em cada 10 Terras Indígenas na Amazônia

Quase 360 territórios na região enfrentaram estiagem em julho, o que leva a insegurança alimentar e hídrica; Amazonas é o estado com mais TIs afetadas.

Fonte: Cemaden • Análise e visualização: InfoAmazonia

Um levantamento do InfoAmazonia mostrou como a seca na Amazônia está afetando as comunidades indígenas. A partir de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) referentes a julho, foram identificadas 358 Terras Indígenas em situação de seca no bioma, o que representa 92% dos territórios da região.

Para comparação, em julho do ano passado, 260 TIs estavam em situação de seca, um número 37% inferior ao registrado no mesmo mês deste ano. A seca extrema é ainda mais intensa neste ano: em julho de 2023, apenas um território indígena experimentava essa situação; neste ano, o número saltou para 17.

Das 358 TIs sob seca na Amazônia, 192 (53,6%) foram classificadas em situação de seca severa em julho de 2024, enquanto 41% enfrentavam seca fraca ou moderada. O Amazonas concentra a maior parte das TIs em situação de seca na Amazônia Legal, com 146 territórios, seguido por Mato Grosso (68) e Pará (55).

CONTEÚDO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: CLIMAINFO

Vem mais em: