A Universidade Federal de Roraima inicia nesta sexta-feira (16) no município de Normandia o lançamento oficial do curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena ofertado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor.
Em Normandia, a UFRR colocou à disposição uma turma com 33 vagas, sendo 30 para docentes que estão em exercícios em escola indígenas e povos indígenas, além de três vagas para docentes PCD.
No dia 30, o lançamento do curso será no município de Pacaraima que terá uma turma com 34 vagas, sendo três vagas para docentes PCD e quatro vagas para os pertencentes ao povo Warao, migrantes da Venezuela. O último lançamento ocorrerá no dia 31 no município de Uiramutã que terá uma turma com 33 vagas.
Também por meio do Parfor, o outro curso que será disponibilizado pela UFRR é o de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural que ocorrerá no município de Boa Vista. Ao todo, a universidade ofereceu 30 vagas, sendo três para docentes PCD.
As vagas dos cursos são voltadas prioritariamente para professores em efetivo exercício na rede pública de Educação Básica de escolas indígenas e também pessoas que tenham concluído o ensino médio e Povos Indígenas. “O objetivo é formar professores em serviço, isto é, aqueles que já estão em sala de aula, mas que não possuem essa formação na educação indígena. Ao fim, serão 130 professores com habilidades específicas para trabalhar nessas escolas”, explica a coordenadora pedagógica, Veronica Prudente.
Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Parfor “visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam”. Entre alguns dos cursos disponibilizados em um contexto geral pelo Brasil estão a educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, reitera que os cursos disponibilizados por meio do Parfor é parte do compromisso com a formação de qualidade e com o processo de interiorização da universidade. “O Parfor reforça a missão institucional de fortalecer a formação de professores e pedagogos que atuam na educação escolar indígena, além de dar continuidade ao processo de interiorização, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional, apoiando o desenvolvimento de Roraima através da educação de qualidade”, afirma.
Cursos voltados para educação indígena e inclusiva são frutos de projeto de professoras da UFRR
Em julho deste ano, a UFRR lançou edital e ofertou as 130 vagas referentes aos dois cursos de licenciatura com o objetivo de preencher turmas para este segundo semestre letivo de 2024. O surgimento dos cursos é fruto de dois projetos pedagógicos aprovados no Instituto Insikiran e que, posteriormente, concorreram ao Edital do Parfor Equidade lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e a CAPES em 2023. Assim, a UFRR reforça a sua missão social em ofertar formação para os povos indígenas.
A Pró-reitora de Ensino e Graduação (PROEG), professora Leuda Evangelista de Oliveira, destacou que as demandas para a criação dos cursos foram apresentadas pelas redes municipais dos três municípios de Roraima e também pelas organizações indígenas. “Vamos contribuir com a formação atendendo as especificidades dessa área. Com isso, valorizamos também uma cultura negligenciada durante muito tempo e beneficiamos professores indígenas usando conhecimentos que eles possam de fato utilizar na realidade que eles encontram nas suas comunidades”, destacou Leuda.
FONTE: UFRR – Universidade Federal de Roraima (ufrr.br) – PARFOR – UFRR inicia em Normandia lançamentos de cursos de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena voltado para professores da educação básica