Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru celebram os 50 anos da Operação BRACOLPER

No dia 26 de julho de 2024, as Marinhas do Brasil, da Colômbia e do Peru realizaram a cerimônia de celebração dos 50 anos da Operação BRACOLPER, na cidade de Iquitos, no Peru. O exercício multinacional é realizado anualmente com objetivo de desenvolver a interoperabilidade e fortalecer os laços de amizades entre as nações vizinhas.

Marinha do Brasil, Armada da República da Colômbia e Marinha de Guerra do Peru realizam exercício multinacional anualmente há 50 anos.

A cerimônia contou com a participação do Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais, representando o Comandante da Marinha do Brasil, do Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, Comandante do 9º Distrito Naval, e demais militares lotados nas OM subordinadas ao Com9ºDN.

O evento também contou com a inauguração do Posto de Comando Controle da Marinha de Guerra do Peru, e a assinatura da Declaração BRACOLPER sobre a Prevenção da Poluição por Navios na Amazônia.

Ainda no dia 26 de julho, foi realizada a Cerimônia de Condecoração “Orden Cruz Peruana Al Mérito Naval”, na qual ocorreu a imposição da “Medalla Naval de Honor Al Mérito” ao Almirante de Esquadra Mello e ao Vice-Almirante Lampert.

O Comando do 9º Distrito Naval integrou as ações da Fase 2 da Operação BRACOLPER, realizada na cidade de Iquitos, no Peru, entre os dias 25 e 29 de julho. O exercício multinacional é realizado pela Marinha do Brasil, Armada da República da Colômbia e Marinha de Guerra do Peru, e neste ano chegou a sua 50ª edição.

No dia 28 de julho, a comissão representativa do Brasil participou do desfile militar em celebração à Independência do Peru, com uma guarda bandeira e dois pelotões compostos por militares lotados nas OM Subordinadas ao Com9ºDN. O desfile contou com a presença do Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, Comandante do 9º Distrito Naval, e demais autoridades civis e militares da região de Loreto, no Peru.

Ainda no dia 28, no período da tarde, a Marinha do Brasil demonstrou parte de seu Poder Naval ao desfilar com três navios, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, ao lado de navios das Marinhas da Colômbia e do Peru. Participaram do desfile o Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas” e os Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Roraima”.

Durante a Fase 2 da Operação BRACOLPER, o NAsH “Carlos Chagas” abriu as portas para a população de Iquitos durante visitação pública no Porto Enapu, no dia 26 de julho, onde também estavam atracados navios da Colômbia e do Peru. A Operação BRACOLPER é um exercício multinacional que busca desenvolver a interoperabilidade entre as Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru, além de fortalecer os laços de amizade entre as nações amigas.

FONTE: 9º DISTRITO NAVAL – MARINHA DO BRASIL