Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, UNOPS apoia o fortalecimento da educação no Pará
O UNOPS, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), está fortalecendo a educação em Óbidos, no Pará.
A colaboração resultou na aquisição de instrumentos musicais, materiais didáticos e equipamentos para a Associação Amigos do Menino Jesus, que apoia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com reforço escolar, música e qualificação profissional.
A iniciativa, que facilita a gestão de recursos pela associação, contribui para o desenvolvimento de jovens na comunidade, alinhando-se aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A ação foi possibilitada pela destinação de recursos do MPT-PA/AP, com apoio do UNOPS.
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) está colaborando com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em iniciativas voltadas para o fortalecimento da educação no Pará.
Como parte dessa parceria, foram adquiridos recursos e equipamentos para a Associação Amigos do Menino Jesus, uma organização da sociedade civil que atua no município de Óbidos, no norte do estado.
A associação – que se dedica a oferecer atividades de reforço escolar, aulas de música e esportes, além de qualificação profissional para adolescentes – recebeu, ao todo, 20 flautas doce soprano, 10 violões acústicos, um projetor LED e um freezer horizontal. Também foram entregues mais de 500 itens de papelaria e materiais didáticos, materiais de construção, alimentos e materiais de limpeza, além de quase 200 uniformes destinados a crianças, adolescentes e funcionários.
Elza Albuquerque, presidente e fundadora da associação, explica que a entidade foi criada para melhorar a oferta de educação na cidade, oferecendo atividades para evitar que as crianças fiquem na rua. Ela saudou a aquisição dos equipamentos musicais:
“É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho facilitando a vida das crianças, é isso que tentamos fazer através da música”.
“O foco principal é garantir que crianças e jovens tenham algo no futuro” comentou Fransoise da Silva Batista, coordenadora pedagógica da associação. Ela elogiou a parceria com o UNOPS e o MPT, que facilitou o processo de renovação de recursos da entidade.
“Tirou da gente todo esse trabalho de correr atrás, verificar preço, procurar e viajar para outra cidade para procurar material, comprar o que a gente necessita”, contou. A aquisição foi possibilitada por meio da destinação de recursos pela procuradora Amanda Fanini Gomes Alcantara, que atuava no Ministério Público do Trabalho no Pará (MPT-PA/AP).
“A destinação de valores para a entidade beneficiária, fruto da exitosa parceria entre o MPT e o UNOPS e decorrente de valores disponíveis em ação judicial que tramita na Vara do Trabalho e Óbidos, materializa a promoção de direitos sociais e busca o máximo benefício para a sociedade atingida no local do dano”, comenta Alcantara.
“As atividades desenvolvidas pela entidade beneficiária em contraturno escolar também contribuem para a redução do trabalho infantil, em atenção ao papel constitucional do Estado e da sociedade de assegurar às crianças e adolescentes, com absoluta prioridade, o direito à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade e ao convívio comunitário.”
“O UNOPS tem apoiado o MPT fornecendo suporte em diversas frentes, como a execução de compras, melhorias de infraestrutura e capacitações. Com essa parceria, conseguimos garantir que a Associação Amigos do Menino Jesus tenha os recursos necessários para desempenhar seu papel essencial na comunidade de Óbidos”, destacou Cecília Abdo, gerente adjunta do projeto com o MPT no UNOPS.
“Ao potencializar o trabalho do MPT, colaboramos diretamente para o avanço da Agenda 2030, promovendo oportunidades educacionais e profissionais em regiões que mais precisam.”