Indígenas retomam protestos contra governo Lula por demarcação de terras

Apib volta a realizar atos para cobrar políticas públicas voltadas aos indígenas.

Foto: Agência Brasil – Postada em: CONEXÃO POLÍTICA

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realizou uma assembleia extraordinária na última segunda-feira (8) para discutir a falta de demarcação de terras indígenas e agendou uma série de protestos contra o governo Lula (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Esses atos devem começar nesta quarta-feira (10), com lideranças indígenas expressando frustração com a gestão petista, que, segundo elas, não tem atuado em prol dessa pauta.

A principal reclamação refere-se à demarcação das terras indígenas, enquanto o governo argumenta enfrentar impedimentos jurídicos para homologar as terras requeridas. No entanto, pareceres jurídicos internos indicam que não havia impedimento algum. Outra justificativa do governo seria o Marco Temporal, que, segundo entendimento conjunto da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria-Geral da União e dos ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas, impediria essas demarcações. Contudo, os indígenas não aceitam essa explicação.

Conteúdo na íntegra disponível em: CONEXÃO POLÍTICA 

FONTE: Indígenas retomam protestos contra governo Lula por demarcação de terras » Conexão Política (conexaopolitica.com.br)