Videoconferência debate Congresso Panamazônico com educadores regionais

A Coordenação Regional Norte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras-Norte) realizou na última terça-feira, 11 de junho, pelo Google Meet, uma videoconferência para socializar os objetivos do 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literaturas da Educação Básica (1º Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras em Rede Nacional (2º Letrasvivaz), que serão realizados de 24 a 27 de setembro deste ano, na Universidade Federal do Pará, no Centro de Convenções Benedito Nunes, em Belém, no Pará. Foram debatidos os desafios da educação básica e superior no Brasil. O site do evento é www.cllimaz.ufpa.br.

Detalhe imagem com populações panamazônicas – Kid Reis – Ascom UFPA/ProfLetras

Participaram da videoconferência as coordenações do Profletras-Norte das Universidades Federais do Acre, Tocantins, Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que deverão articular as parcerias com as universidades, secretarias estaduais e municipais panamazônicas, além de envolver os egressos formados no mestrado profissional. As ações têm o suporte da Universidade Federal do Pará (UFPA), do ProfLetras em Rede Nacional-Unidade-UFPA, do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Marcos André Cunha, presidente do 1º Cllimaz, detalhou que os eventos reunirão, sobretudo, professores da educação básica estimulando a relação com a educação superior para discutir o ensino de língua, linguagem e literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades na região panamazônica. O Cllimaz promoverá a interlocução entre os diferentes profissionais da área e, sobretudo, sistematizará uma agenda efetiva de engajamento da educação básica em linguagem e literaturas com a educação climática, ambiental, ambiental e a sustentabilidade como formação permanente para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa. Foi destacada a importância da inclusão social, étnica, cultural, artística e escolar e o combate às diferenças regionais, ainda tão acirradas Brasil.

Já o 2º Letrasvivaz dará visibilidade às pesquisas e dissertações dos mestres, egressos e professores formados no maior programa de formação profissional em Letras em Pós-graduação da Amazônia e do Brasil. O Programa de Mestrado Profissional formou mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa, que se tornaram mestres e atuam diretamente nas salas de aula nas escolas no território nacional. O Programa é constituído por 42 universidades públicas no Brasil e funciona em 48 unidades, incluindo os campi de instituições federais de ensino. A expectativa é de reunir em torno de mil professores e professoras da educação básica e superior para debater as realidades dos educadores e dos discentes panamazônicos.

A construção desses conhecimentos, segundo Marcos, abre espaço para novos espaços de participação social no momento em que se debate a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 30) na capital paraense. Os eventos reforçam o compromisso da universidade pública com uma formação humanizada e transformadora no ensino, na pesquisa e na extensão em educação, linguagem e literaturas nas universidades e escolas públicas.

No encerramento da videoconferência foi detalhado que nos dois eventos serão realizadas mesas de diálogos com grupos de trabalho para debater aspectos teóricos e temáticos da formação onde se destacará a força da oralidade e as suas relações com a escrita, com a linguagem de sinais, a leitura e produção e recepção de textos, além dos discursos regionais. “Serão elaboradas cartas propositivas com os resultados do 1º Cllimaz apontando políticas públicas educacionais em língua, linguagem e literaturas para serem colocadas em prática nas salas de aula do ensino médio e fundamental no Brasil”, finaliza Marcos.

Texto e fotos: Kid Reis – Ascom ProfLetras Norte  – Mtb. 15.633 – SP – SP

FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *