Comando Operacional Conjunto Catrimani II realiza atendimento médico a indígenas Yanomami que navegaram por 8 horas em busca de assistência

A ação humanitária faz parte da Operação “Catrimani II”

Indígena Yanomami em atendimento a bordo do NAsH “Carlos Chagas” – Imagem: Marinha do Brasil
Fonte: Agência Marinha de Notícias

Na noite do dia 11 de junho, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas” realizou atendimento a Indígenas Yanomami, com idades entre 24 anos e 74 anos, oriundos de comunidades do médio Catrimani.

Os indígenas, que realizaram uma navegação de 8 horas, de suas comunidades até o ponto de encontro, são oriundos das Comunidades Caju, Tabatinga e Castanho/Curral da Terra Indígena Yanomami, a 120 milhas náuticas (aproximadamente 240km) da Foz do Rio Catrimani.

Foram realizados atendimentos médicos (clínica geral), odontológicos e farmacêuticos. Além disso, medicamentos e cestas básicas foram distribuídos.

A ação faz parte da Operação “Catrimani II”, articulada pela Casa de Governo de Roraima, na qual já foram realizados mais de 3.175 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, entre os dias 07 e 12 de junho, pelo NAsH “Carlos Chagas”, que continuará realizando atendimentos de Assistência Hospitalar às comunidades ribeirinhas e indígenas pelos próximos dias, sendo: Sacaí (13/06); Tapanaruca e Vila da Cota (14/06); Bacabal (15/06); Santa Helena (17/06); e Terra Preta e Santa Maria (18/06).

COMANDO CONJUNTO “Catrimani II”

A Operação “Catrimani II” é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego temporário e episódico de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.

Fonte: Agência Marinha de Notícias – Comando Operacional Conjunto Catrimani II realiza atendimento médico a indígenas Yanomami que navegaram por 8 horas em busca de assistência | Agência Marinha de Notícias 

Relacionada: Operação “Chance para Todos II”: Marinha socorre criança no Amapá | Agência Marinha de Notícias