Censipam apresenta prognóstico de seca dos rios amazônicos em 2024

Porto Velho (RO), 24/06/2024 – Para apoiar os gestores governamentais nas decisões e estratégias de enfrentamento da estiagem na região amazônica, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, promove o Pré-seca 2024, nesta quarta-feira (26), em Porto Velho.

O evento, que traz análises e prognóstico hidrometeorológico para os principais rios da Amazônia, também poderá ser acompanhado virtualmente no canal oficial do Censipam no YouTube (youtube.com/censipam).

O Pré-seca é composto por mesas redondas e palestras, incluindo a análise dos impactos da estiagem de 2023 e ações previstas para antecipação e mitigação dos impactos este ano. Os prognósticos do Censipam são realizados por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro), que gera informações que permitem avaliar a situação dos níveis dos rios e das condições climáticas. Por meio da ferramenta, é possível agir preventivamente em relação a alagamentos, inundações, erosões no solo, desmoronamentos e secas, entre outros eventos.

O objetivo é auxiliar os órgãos parceiros a se prepararem para atuação durante a estação seca, com adoção de providências e preparação das populações ribeirinhas que possam ser afetadas pela escassez de água. O período de seca, assim como o de cheias, causa forte impacto em áreas como a economia, o meio ambiente, a navegação, o abastecimento e as condições de moradia.

Credenciamento

Os profissionais de imprensa que desejarem participar da cobertura do evento deverão se credenciar junto à Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa, no e-mail ascom@defesa.gov.br, até às 16h, de terça-feira (25), informando o nome completo, o número de identidade, a função e o veículo de comunicação.

No dia do evento, a imprensa credenciada será recepcionada no acesso principal do Centro Regional. O analista em Ciência e Tecnologia do Censipam, Flávio Altieri, estará à disposição para entrevistas a partir das 8h30.

Serviço

Evento: Pré-seca – Análise e Prognóstico Hidrometeorológico para 2024
Data e horário: 26 de junho, às 9h
Local: Auditório do Centro Regional do Censipam em Porto Velho –Av. Lauro Sodré, 6500, Aeroporto – Porto Velho (RO).
Assessora em viagem: Juliana Mota – (61) 98211-0785 

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa – Censipam apresenta prognóstico de seca dos rios amazônicos em 2024 — Ministério da Defesa (www.gov.br)