Exército realiza assistência social à etnia Karipuna, no Amapá – Atualizada

Oiapoque (AP) – No extremo norte do Brasil, a etnia indígena Karipuna teve um dia produtivo, na Aldeia do Manga, com o evento de Assistência Cívico Social (ACISO) que o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS) organizou para levar serviços de saúde e entretenimento para a comunidade.

A atividade reuniu dezenas de pessoas na Aldeia do Manga. No total foram realizados 117 atendimentos médicos, 76 aplicações de flúor e 8 extrações dentárias. Também teve distribuição de medicamentos, orientações de saúde da mulher, prevenção de drogas e doenças transmissíveis e ainda distribuição de kits de higiene oral.

A Tenente Assuero é dentista da Companhia Especial de Fronteira, localizada em Clevelândia do Norte (AP), para ela é sempre uma satisfação realizar este tipo de ação social. “Essa oportunidade de ir ao encontro da comunidade, levando os serviços básicos de saúde, só confirma a gratidão que tenho em ser uma profissional da área. É uma satisfação enorme poder fazer a diferença na vida daquela população que tanto nos espera e nos acolhe”, ressaltou.

Cerca de 50 militares contribuíram para a realização da atividade que também teve a parceria da Secretária Municipal de Oiapoque e da Secretária de Saúde Indígena. Para as crianças, foram disponibilizados brinquedos, militares auxiliaram na ponte de três cordas e recreação lúdica com pinturas do ‘Recrutinha’, o gibi do Exército Brasileiro.

Wagner Karipuna é conselheiro de educação da Aldeia do Manga e contou que todos estavam ansiosos por mais esta ação do Exército. “Nós temos uma parceria muito boa com o Exército Brasileiro. Todas as vezes que a gente senta, discute, reivindica, a gente chega até os militares e eles correspondem. E, principalmente, quando a gente precisa alistar os nossos jovens indígenas”, disse a liderança indígena que tem um filho militar, servindo em Clevelândia do Norte.

Atualmente, a Companhia Especial de Fronteira conta com 11 militares indígenas. “Nós temos a oportunidade de mostrar na prática a consideração e o cuidado que nós temos com os indígenas do estado do Amapá. E sempre somos bem recebidos na Aldeia do Manga, demonstrando que esta integração entre Exército e povos indígenas se fortalece cada vez mais”, concluiu o Coronel George Alberto, Comandante do 34º BIS.

Fotos: Sgt Jefferson Costa/ Cmdo Fron Ap/34º BIS (ver galeria de fotos) 

PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO / COMANDO MILITAR DO NORTE – Exército realiza assistência social à etnia Karipuna, no Amapá – Comando Militar do Norte (eb.mil.br) 

Relacionadas:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: