Ciências Básicas e Desenvolvimento Sustentável no Museu Goeldi de Portas Abertas 2023

O Campus de Pesquisa e o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi abrem as portas com programação especial nos dias 04 e 05 de outubro para estudantes, 31 de outubro e 01 de novembro para o público geral.

Agência Museu Goeldi – Para mostrar que a ciência faz parte do nosso cotidiano, o Serviço de Educação do Museu Goeldi / da instituição reunirá pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas em conhecer os trabalhos e os espaços da instituição durante o evento Museu Goeldi de Portas Abertas (MPA) 2023.

A agenda com a programação do MPA está vinculada a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ação nacional voltada para a popularização do conhecimento científico, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ambas as ações caminham juntas para tornar a ciência mais próxima da sociedade, de modo que o conhecimento científico seja acessível, democrático e transformador.

Organizado em dois períodos, o MPA inicia com as apresentações de trabalhos, atividades lúdicas e educativas no Campus de Pesquisa, nos dias 04 e 05 de outubro. O segundo período será realizado no Parque Zoobotânico nos dias 31 de outubro e 01 de novembro.

No Campus de Pesquisa, base localizada no bairro Terra Firme, os visitantes poderão conhecer as reservas técnicas do Museu Goeldi, entender como são feitas as pesquisas e a conservação dos acervos. De acordo com as organizadoras do evento, Fernanda Queiroz e Doriene Monteiro, o objetivo principal do MPA é apresentar o Museu Goeldi para a sociedade, de maneira que possa estimular a curiosidade e o interesse científico em estudantes, especialmente de escolas públicas. A experiência no MPA pode ser uma oportunidade de conhecer o trabalho do dia-a-dia do cientista e projetar, até mesmo, um futuro profissional na área da pesquisa.

Assim como outras instituições de pesquisa que participam da SNCT, o Museu Goeldi oferece atividades e conteúdos próprios para a comunidade estudantil. Logo, o público do Ensino Fundamental maior e Ensino médio participam do MPA por meio de inscrições prévias das escolas; já os alunos do 3º ano do Ensino Médio e da Graduação podem participar de forma individual através de inscrições pelo formulário.

Portas Abertas desde 1985

Fundado em 1866 na cidade de Belém, o Museu Goeldi é um dos centros pioneiros nos estudos científicos sobre os sistemas naturais e socioculturais da Amazônia. Sob a coordenação da educadora Helena Quadros, o Projeto Museu de Portas Abertas surge a partir do Projeto “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”. Desde então, o MPA desenvolve ações em prol da popularização da ciência.

Com a mobilização de todos os setores profissionais e todas as áreas de pesquisa do Museu Goeldi, o MPA atua tanto no processo de socialização da ciência quanto na formação dos próprios pesquisadores.

Programação disponível em: MUSEU GOELDI

Texto: Julieth Paula – PUBLICADO POR: Ciências Básicas e Desenvolvimento Sustentável no Museu Goeldi de Portas Abertas 2023 — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br) 

Relacionadas: