Mapa do Serviço Geológico do Brasil revela potencial do Centro-Sudeste de Roraima para minerais estratégicos

Estudo tem o objetivo de gerar alvos prospectivos para atrair pesquisas e investimentos, de modo a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região

Mapa é produto do Projeto Centro-Sudeste de Roraima SGB CPRM

Mapa de Recursos Minerais do Centro-Sudeste de Roraima, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), revela o potencial da região para minerais estratégicos utilizados na indústria de alta tecnologia. De acordo com o documento publicado em abril, na região há ocorrências de Elementos Terras Raras (ETR), Nióbio-Tântalo (Nb-Ta), Fosfato (P), Cobre (Cu), além de outros elementos como Barita (Ba), Titânio (Ti), Tório (Th), associadas à litologia alcalina. A área com potencial para as mineralizações tem cerca de 75 quilômetros de extensão.

Com o mapa, o SGB contribui para ampliar o conhecimento geológico acerca de um território com informações limitadas e potencial mineral pouco estudado, como é o caso da região amazônica. Desse modo, impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, conforme explica o pesquisador em geociências, e um dos autores do estudo, Paulo Roberto Santos Lopes. “Se confirmado o potencial mineral, por meio de estudos mais detalhados, pode-se atrair investimentos e, por conseguinte, a criação de empregos diretos e indiretos”, afirma.

O mapeamento também estimula pesquisas geocientíficas e permite o reconhecimento das áreas potenciais pelos órgãos públicos e, assim, contribui para a gestão eficiente e sustentável dos recursos. “O conhecimento do território e suas ocorrências permite às comunidades o acompanhamento junto aos órgãos competentes, quanto ao seu uso e ocupação”, ressalta o pesquisador do SGB

Projeto Centro-Sudeste de Roraima – O Mapa é produto do Projeto Centro-Sudeste de Roraima, que integra a Ação de Levantamento Geológico e de Potencial Mineral de Novas Fronteiras. A partir dessa iniciativa, o SGB busca “criar alvos prospectivos para atrair novas pesquisas e otimizar recursos ao gerar ao público especialista produtos de qualidade”, pontua Lopes. O projeto abrange os municípios: Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, Amajari, Alto Alegre, São João da Baliza e São Luiz.

A iniciativa está também relacionada ao Projeto Cartografia da Amazônia, que consiste em um Acordo de Cooperação Técnica entre o SGB, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Comando da Marinha (MB), Comando do Exército (EB) e Comando da Aeronáutica (FAB).

O Projeto Centro-Sudeste de Roraima colaborou com a publicação de três mapas geológicos, em escala 1:100.000. Está em fase de conclusão a nota explicativa do Projeto.

Confira os documentos publicados no âmbito da iniciativa:

Mapas
– Mapa Geológico Integrado do Centro-Sudeste de Roraima
– Carta Geológica: folha NA.20-Z-D-III
– Carta Geológica Folha Novo Paraíso: NA.20-Z-B-VI
– Carta Geológica: folha NA.20-X-D-IV Vila Nova
– Carta Geológica-Geofísica: folha NA.20-X-D-I Maloca do Sucuba
– Carta Geológica-Geofísica: folha NA.21-Y-C-I
– Carta Geológica-Geofísica: folha NA.20-X -D-II Boa Vista

Informes Técnicos
– Caracterização da primeira ocorrência de anortosito, com titanomagnetita vanadífera no Escudo das Guianas, Roraima, Brasil
– Ocorrências de Th-ETR do tipo Thorium Veins associadas à Suíte Apiaú, centro de Roraima, Cráton Amazônico

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e EnergiaMapa do Serviço Geológico do Brasil revela potencial do Centro-Sudeste de Roraima para minerais estratégicos (cprm.gov.br)