USP lança Centro de Estudos da Amazônia Sustentável para acelerar o desenvolvimento da região

Objetivo é utilizar a ciência para a elaboração de estratégias de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, considerando a preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários

Pesquisas vão buscar entender funcionamento físico-químico e biológico da região amazônica – Foto: Vinícius Mendonça/Ibama – Flickr CC BY-SA 2.0 – Postada em: Jornal da USP

O Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) é um dos quatro novos centros lançados em março pela USP – os outros três são o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Stac), o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon) e o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO). Sob a coordenação do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP, e a vice-coordenação de Gabriela di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), o Ceas tem como principal propósito a produção, integração e disseminação da ciência, por meio de atividades acadêmicas e científicas inter e transdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, para o desenvolvimento sustentável da região.

“A Amazônia é uma região estratégica para o Brasil e para o planeta como um todo, e temos muito a aprender sobre seu funcionamento físico-químico e biológico, bem como sobre suas complexas interações socioeconômicas e institucionais”, afirma o professor Paulo Artaxo.

As atividades propostas para o Ceas focam a preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários, o uso sustentável dos recursos naturais, a ampliação de esforços para mitigação de emissões e adaptação às mudanças climáticas e para a melhora de condições de vida das populações, considerando toda a diversidade étnica e populacional (povos da floresta, ribeirinhos, comunidades quilombolas e os residentes das áreas urbanas) e os paradoxos e complexidades amazônicos, salienta  a professora Gabriela di Giulio.

“O futuro da Amazônia em vista das mudanças climáticas e o desenvolvimento de um novo sistema econômico para a região, explorando de modo sustentável sua sociobiodiversidade, também estão entre os estudos propostos pelo Ceas”, acrescenta o físico, que é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC (acrônimo de Intergovernmental Panel on Climate Change).

Assim como os demais centros, o Ceas pretende integrar atividades realizadas em vários institutos e departamentos da USP. Segundo Artaxo, é preciso buscar alternativas visando a um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico da região da Amazônia, e o desenvolvimento de ciência básica e aplicada por parte do Ceas pode dar importantes contribuições para alcançar esse objetivo. Como ele afirma, “usaremos a ciência para propor modelos e prever cenários de desenvolvimento sustentável, baseados no funcionamento físico-químico e biológico acoplado às suas complexas interações socioeconômicas”.

“O atual modelo de desenvolvimento amazônico não é sustentável, ele não explora as melhores oportunidades e potencialidades para a região amazônica, nem tampouco distribui renda entre seus habitantes. Pretendemos desenvolver pesquisas sobre questões ambientais e climáticas, questões associadas à biodiversidade, aos modos de vida dos povos amazônicos, trabalhando a sustentabilidade da Amazônia de maneira integrada às várias áreas de conhecimento da USP, em colaboração e parceria com pesquisadores que trabalham em instituições amazônicas.” Paulo Artaxo, coordenador do novo Centro de Estudos da Amazônia Sustentável

Como lembra Artaxo, a USP já tem uma forte agenda de pesquisas na região amazônica. Para ele, “a integração entre os muitos estudos e a colaboração com instituições amazônicas e com as iniciativas em curso são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de estratégias sustentáveis, que alterem o rumo do atual modelo de desenvolvimento ‘predatório’ ao ecossistema e não inclusivo às populações locais”.

Como vai funcionar o Ceas

O Ceas está vinculado diretamente à Reitoria da USP, e conta com a participação de pesquisadores do Instituto de Física, Instituto de Biociências, Instituto de Química, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Saúde Pública, dentre vários outros.

Segundo Artaxo, o Ceas tem atualmente cerca de 30 pesquisadores associados, de vários campi da USP, incluindo o campus da Cidade Universitária, Quadrilátero Saúde-Direito, Piracicaba, Ribeirão Preto e a EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), localizada na zona leste de São Paulo. “São pesquisadores muito ativos, com diferentes formações e experiências acadêmicas na elaboração de uma agenda de pesquisa comum voltada à ciência para o desenvolvimento sustentável da região amazônica”, afirma.

O Ceas também terá colaborações com instituições estrangeiras. Como diz o coordenador, “hoje é difícil fazer pesquisa de ponta sem fortes parcerias internacionais, e essas parcerias estão sendo estruturadas”, citando o Instituto Max Planck, da Alemanha, o CNRS francês, a Universidade de Yale, em Connecticut, a Universidade de Berkeley, na Califórnia, a Michigan State University e Universidade de Lancaster, na Inglaterra, entre os que manifestaram interesse em colaborar nas pesquisas que o Ceas vai formar.

Linhas de pesquisa

A formação do Ceas é muito recente e, ao longo das próximas semanas, estará ocorrendo uma série de reuniões para definir a missão, o regimento e os projetos que serão desenvolvidos. “Estamos também estruturando o Conselho Diretor, que vai dar as direções estratégicas para o centro, e o Conselho Consultivo, que vai nos auxiliar a alcançar uma troca profícua de conhecimentos, aumentando o impacto de nossas pesquisas e ações”, informa Gabriela.

Artaxo está otimista quanto ao início das atividades. “Esperamos que, em poucos meses, o centro esteja em pleno funcionamento, escrevendo propostas de pesquisa para grandes financiadores, de dentro e de fora do Brasil, e assim conseguir financiamentos e apoios para o desenvolvimento de nossas pesquisas e atividades”, espera o coordenador, acrescentando que o Ceas terá uma sede física, com salas para receber pesquisadores e alunos da região amazônica, e contribuir para a integração das atividades.

“Já temos vários projetos temáticos financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que têm colaborações com o Ceas, mas queremos escrever propostas específicas e multidisciplinares nos próximos meses, para que o centro tenha recursos próprios para projetos de pesquisa dentro da nossa agenda de atuação para os próximos cinco anos”, informa.

Políticas ambientais

O grupo de pesquisadores ligados ao Ceas tem feito, desde o início deste ano, contatos e reuniões para o delineamento das linhas estratégicas de pesquisa e das ações que devem ser fomentadas pelo centro. “Há um entendimento de que a Amazônia é, ao mesmo tempo, um laboratório potente para investigar as dinâmicas de políticas ambientais, para compreender as potências da multiplicidade de populações a partir de seus diferentes modos de vida e suas relações com a natureza, para avançar processos de descolonização e para desenvolver cadeias de valor e sociobiodiversidade que mudem as práticas e modelos econômicos atuais para um novo conjunto de iniciativas baseadas na floresta em pé”, considera Gabriela.

Contudo, segundo a professora, é preciso avançar a produção de conhecimento técnico-científico e acelerar os esforços para enfrentar os desafios e complexidades amazônicos. A formulação de políticas públicas baseadas no conhecimento atual e a compreensão sobre os desafios e potencialidades nas interações entre ciência, política e sociedade são também tarefas do Ceas. Outras questões fundamentais que serão tema de estudos do centro incluem o desmatamento e seus efeitos na biodiversidade e na saúde (humana e das demais espécies) e seus impactos no ciclo hidrológico e no balanço de radiação; as relações entre saúde e trabalho considerando tanto as ocupações legais como as informais e as atividades ilegais.

Aspectos territoriais

A vice-coordenadora também menciona outros aspectos: as disputas e os conflitos relacionados a aspectos territoriais, ligados a questões fundiárias nos ambientes rurais e urbanos; os impactos da fragmentação do ecossistema, desmatamento e degradação florestal para a emissão de carbono pelo ecossistema. “Temos que desenvolver estratégias de pesquisas que levem em conta as vantagens estratégicas da região, bem como suas vulnerabilidades”, ressalta.

Outras questões críticas que fazem parte da linha de atuação do Ceas incluem o desenvolvimento de um modelo econômico sustentável para a região amazônica que possa melhorar as condições de vida dos grupos sociais amazônicos; respeitando as diferentes abordagens dos grupos sociais amazônicos, o combate à insegurança alimentar e nutricional; a ampliação de ofertas de serviços essenciais como disponibilidade energética, e das condições de adaptação e resiliência dos territórios amazônicos, incluindo as cidades e seus processos de urbanização que seguem padrões desordenados,  com precários serviços urbanos; e as condições de saneamento, que estão associadas à incidência de várias doenças.

“É importante, ainda, transformar conhecimento científico e tradicional em inovações sociais e tecnológicas que possam auxiliar na preservação do ecossistema e, ao mesmo tempo, reduzir as desigualdades socioeconômicas da região, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável”, salientam os coordenadores.

Interações complexas  

Com uma atenção especial à inclusão, diversidade e equidade – elementos fundamentais para o desenvolvimento e prática da boa ciência –, o Ceas quer se estruturar também como um lócus de compartilhamento de conhecimentos e saberes (científicos, tradicionais, locais, práticos), propiciando fortemente as interações e colaborações com instituições e organizações que atuam na região amazônica. Há uma expectativa, ainda, de que o centro aproxime estudantes (de graduação e pós-graduação) e pesquisadores da USP na Amazônia, por meio de pesquisas e missões científicas. O Ceas também deverá centrar esforços para facilitar o acolhimento de estudantes da região amazônica nas atividades da USP.

“A Amazônia fornece oportunidades únicas em todas as áreas científicas, para ampliar nosso conhecimento sobre as complexas interações sociais com o meio ambiente. Temos muito a aprender com a região, e a ciência que o Ceas desenvolverá focará na preservação do ecossistema, bem como em encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, finaliza Artaxo.

O Ceas é aberto à comunidade de pesquisadores da USP. Mais informações podem ser obtidas com os professores Paulo Artaxo (artaxo@if.usp.br) e Gabriela Marques di Giulio (ggiulio@usp.br).

PUBLICADO POR: JORNAL DA USP – USP lança Centro de Estudos da Amazônia Sustentável para acelerar o desenvolvimento da região – Jornal da USP

RELACIONADA:

Centro de Estudos da USP fará parcerias com pesquisadores da Amazônia, afirma coordenador (aamazonia.com.br)