PF deflagra a Operação Lagoa Seca para combater crimes ambientais no PA

Na ação, a PF resgatou trabalhadores em condições degradantes e prendeu um homem em flagrante

Postada em: Polícia Federal DPF

Redenção/PA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã dessa sexta-feira (12/5), a Operação Lagoa Seca, para combater extração ilegal de minério de ouro e crimes ambientais no Rio Maria/PA. Na ação, uma pessoa foi presa em flagrante e seis trabalhadores foram resgatados de condições degradantes. Foram cumpridos, ainda, três mandados de busca e apreensão na zona rural de Rio Maria.

Durante a diligência, foram apreendidos um revólver com munições, uma escavadeira hidráulica, um caminhão e dois motores estacionários usados no crime.

Ao chegarem na região para o cumprimento das decisões judiciais, os policiais federais da operação encontrarem um garimpo ilegal em plena atividade e encerraram o trabalho do local de forma imediata. A exploração de ouro não tinha autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Com isso, um homem identificado como sendo o dono do garimpo ilegal foi preso em flagrante e poderá responder por crimes ambientais, posse ilegal de arma de fogo, redução de trabalhadores a condição análoga à de escravo e usurpação de bens da União.

A arma apreendida estava carregada, no veículo do homem preso, com munições no porta luvas.

Os trabalhadores que foram resgatados dividiam um barracão de lona próximo ao buraco do garimpo. Não havia banheiro, a cozinha era improvisada de chão batido, tudo em condições precárias. Eles trabalhavam descalços ou de chinelo, sem nenhum tipo de equipamento de proteção, com jornadas exaustivas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção/PA – PF deflagra a Operação Lagoa Seca para combater crimes ambientais no PA — Polícia Federal (www.gov.br) 

Relacionada:

Polícia Federal fecha garimpo ilegal no Pará e resgata trabalhadores | Agência Brasil (ebc.com.br)