Parlamento Suíço visita o Museu Goeldi e conversa sobre relações bilaterais e proteção da Amazônia

A visita dos parlamentares ao Museu Goeldi, instituição que contou com cientistas suíços na sua criação no século XIX, reforçou o compromisso mútuo de fortalecer as relações entre Brasil e Suíça, abordando questões cruciais para a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade na Amazônia.

Agência Museu Goeldi – Uma delegação suíça, liderada pelo Presidente do Parlamento Suíço, Martin Candinas, visitou o Museu Paraense Emílio Goeldi no último domingo (21). O Museu Goeldi foi a primeira parada da comitiva, que visita o Brasil de 21 a 25 de maio, com objetivo de discutir as relações bilaterais da Suíça com o Brasil, as relações comerciais entre o EFTA (Associação Europeia de Livre-Comércio) e o Mercosul, e ainda a proteção da Amazônia e iniciativas de sustentabilidade.

A comitiva, composta por representantes de todos os partidos políticos suíços, foi acompanhada pelo Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, pelo Cônsul-Geral no Brasil, Bernhard Gurgel. O Museu Goeldi, criado em 1866, leva o nome do naturalista suíço-alemão Emílio Goeldi, responsável pela reorganização da instituição no final do século XIX, dando origem ao que é hoje: um centro de pesquisa, educação e comunicação da ciência com foco na Amazônia.

Os parlamentares suíços tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da fauna e flora regional, e também mergulhar na história da ciência sobre a Amazônia, ao participar de uma visita guiada pelo Parque Zoobotânico do Museu Goeldi conduzida pelo pesquisador Nelson Sanjad, historiador da ciência e biógrafo de Goeldi. Em seguida, o Diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Júnior, explicou o trabalho da instituição, seu impacto na Amazônia e os desafios enfrentados atualmente.

Além da relação histórica com a Suíça, os parlamentares suíços conversaram sobre pesquisa, divulgação e preservação da sociobiodiversidade da Amazônia, questões da agenda do Museu Goeldi e temas das relações bilaterais entre o Brasil e o país europeu, interessado especialmente no que diz respeito a proteção da região e o tema da sustentabilidade.

Mudanças Climáticas – Uma das questões trazidas pelos visitantes foi quanto à preparação do Museu Goeldi para participar da COP 30 (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), prevista para ser realizada em 2025 e que tem Belém como cidade candidata a sede.

O diretor do Museu, Nilson Gabas Jr., destacou que a instituição trabalha para contribuir com o sucesso do evento. Para lidar com os impactos provocados pelas mudanças climáticas, anseia resolver o obstáculo de recompor o quadro de pessoal, ampliar e intensificar a realização de inventários da biodiversidade amazônica e estimular o envolvimento de povos e comunidades tradicionais nas soluções de desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas de ciência participativa, de modo a assegurar que suas experiências sejam consideradas, suas demandas sejam atendidas e seus direitos respeitados.

Gabas Jr. também enfatizou ao Parlamento Suíço a necessidade de garantir que as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) da Amazônia tenham acesso aos recursos disponibilizados pelo Fundo Amazônia, que em breve contará também com a Suíça no grupo de países doadores.

Ao final da agenda, os parlamentares visitaram as exposições “Diversidades Amazônicas”“Diásporas – Artefatos africanos e de origem africana do acervo do Museu Goeldi”, e Arte Rupestre Amazônica e Realidade Virtual, que estão em cartaz no Centro de Exposições Eduardo Galvão, no Parque Zoobotânico.

Texto: Uriel Pinho – Edição: Joice Santos – Publicado por: Museu Goeldi – Parlamento Suíço visita o Museu Goeldi e conversa sobre relações bilaterais e proteção da Amazônia — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)