Operação das Forças Armadas impõe prejuízo de 49 milhões ao Garimpo iIegal

Militares trabalham contra o garimpo ilegal e apoiam o IBAMA na destruição de dragas

Embarcação ilegal que realizava dragagem em rios da Amazônia destruída pelos agentes do IBAMA – Fonte: Agência Marinha de Notícias

As Forças Armadas, por meio de tropas adjudicadas à Operação Ágata Amazônia, apoiaram os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na logística, inteligência e operacionalidade para a destruição de 29 dragas utilizadas no garimpo ilegal na região. Além disso, foi destruída uma estrutura de apoio utilizada pelos garimpeiros.

Segundo avaliação do IBAMA, a construção dessas dragas ilegais pode custar de 600 mil a 7 milhões de reais cada. Dessa forma, o prejuízo gerado ao garimpo ilegal durante a Operação ultrapassa os 49 milhões de reais. Algumas dragas contavam com estruturas como balsas de combustíveis, antenas de internet satelital e sistema de câmeras de segurança, além de grande quantidade de alimentos e água potável. O prejuízo causado à atividade ilegal é ainda maior se considerado o que produziriam. Estima-se que as 29 balsas destruídas teriam a capacidade de gerar um lucro de até 23,2 milhões de reais por mês aos criminosos.

Militar realiza apreensão de mercúrio e armamento durante Operação Ágata – Fonte: Agência Marinha de Notícias

As ações colaboram também para a preservação do meio ambiente, uma vez que o garimpo ilegal polui as águas, contamina a fauna e destrói a floresta. As embarcações clandestinas foram localizadas após levantamento de inteligência, em ação conjunta das Forças Armadas e agências governamentais.

Em ações realizadas neste último final de semana, as Forças Armadas e militares da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas (COE – PMAM) apreenderam também 7,3 quilos de mercúrio. O metal pesado foi encontrado juntamente com armas e munições, em uma abordagem noturna realizada pela Marinha do Brasil.

Forças Armadas sempre presentes na Amazônia

A Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara – é coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com diversos órgãos, como a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Destruição da estrutura de apoio utilizada pelos garimpeiros – Fonte: Agência Marinha de Notícias

Ainda no contexto da operação, as Forças Armadas realizam Ações de Assistência Hospitalar e Ações Cívico-Sociais de assistência à população ribeirinha e indígena da Amazônia Ocidental.

Agência Marinha de Notícias – Operação das Forças Armadas impõe prejuízo de 49 milhões ao Garimpo iIegal | Marinha do Brasil