Operação Ágata apreende material de garimpo ilegal na Amazônia

Manaus (AM) – O Comando Conjunto Uiara, composto pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, avança no combate a crimes ambientais e crimes na área de fronteiras em mais uma Operação Ágata. No dia 7 de maio, uma embarcação transportando dinheiro em espécie, ouro, drogas ilegais e munições foi apreendida pelo 2º Pelotão Especial de Fronteira. No mesmo dia, duas dragas usadas no garimpo ilegal foram identificadas e inutilizadas em um eixo do rio Içá.

Crédito: CMA

A atuação do Comando Conjunto acontece por meio da cooperação das Forças Armadas na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru). O Comando realiza ações de inspeção naval e patrulhamento aéreo, terrestre e naval, com o objetivo de combater crimes ambientais e crimes relacionados à área de fronteira. A Operação intensifica a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.

O Comandante Conjunto da Operação Ágata Uiara, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, destacou a importância do trabalho conjunto das Forças Armadas para o desenvolvimento e soberania da Amazônia. “Não importa se somos soldados, marinheiros ou aviadores. Somos todos iguais e lutamos pela soberania da Amazônia”.

No Comando Conjunto Uiara, as Forças Armadas atuam em coordenação com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Ação Social

Junto às operações de defesa e segurança, o apoio médico e odontológico é prestado pelo Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz, da Marinha do Brasil, que navega pelo rio Javari.

O atendimento beneficia as comunidades indígenas Cruzeirinho, Palmeira do Javari, Nutewa, Kulina, Flores e São Luiz, das etnias Mayuruna, Kanamari, na região de Tabatinga (AM), e as comunidades de Lago Grande, Tambaqui e Irari, em Atalaia do Norte (AM).

São realizados atendimentos médicos, odontológicos, laboratoriais, de enfermagem, distribuição de medicamentos e vacinação.

Fonte: Comando Militar da Amazônia – Operação Ágata apreende material de garimpo ilegal na Amazônia – Noticiário do Exército (eb.mil.br)  

Relacionada:

Forças Armadas inutilizam draga de garimpo ilegal, durante Operação “Ágata” | Marinha do Brasil