Museus, sustentabilidade e bem-estar: Museu Goeldi leva programação a vários locais do Pará

De 16 a 26 de maio, o Museu Goeldi realiza programação variada como parte da 21ª Semana Nacional de Museus. Oficinas, visitas guiadas, trilhas e palestras acontecem no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi e nos bairros do Jurunas e Terra Firme, além do distrito de Icoaraci, em Belém. Incluem ainda o município de Castanhal a Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó, além de atividades online, no canal do Museu Goeldi no YouTube.

Agência Museu Goeldi – A partir do próximo dia 16 de maio, o Museu Goeldi se une a diversos parceiros para uma programação especial que se espalha por vários bairros de Belém e outros municípios do Pará com um único objetivo: promover os Museus como espaços que contribuem para o bem-estar e a sustentabilidade ambiental.

Cortejo cultural, trilhas, oficinas de cerâmica e bordado além do tradicional Domingo é Dia de Ciência são algumas das atividades incluídas na programação que faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus. No Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, os eventos acontecem sempre de quarta a domingo, das 9h às 14h.

A entrada custa R$3, com meia entrada e gratuidades garantidas em lei, com exceção do dia 18 de maio, dia Internacional dos Museus, quando a entrada será gratuita para todos os visitantes.

Já para as programações que acontecem em outras localidades, pode haver necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa clicando aqui e também ao final da matéria.  Além do Parque Zoobotânico do MPEG, a programação acontece na Floresta Nacional de Caxiuanã, nos bairros do Jurunas e Terra Firme, no distrito de Icoaraci e no município de Castanhal, além do canal do YouTube do Museu.

Programação – No dia 16, a abertura acontece com uma roda de conversa sobre a Casa ZEFAS – Centro de Pesquisa e Documentação de Belém – Quilombo Urbano no Jurunas, organizada pelo grupo SANKOFA. A parceria tem o objetivo de refletir sobre a década internacional afrodescendente 2015 a 2024 (ONU).

Outras atividades da programação vão no mesmo sentido: no dia 17, haverá o Seminário “A Política da Memória Negra nos Espaços Culturais no Pará”; e a Roda de Memória e Ancestralidade na Exposição “Diásporas”, com mestres de capoeira no mesmo dia. Já no dia 18 haverá uma roda de conversa com Mam’etu Muagilè (Mãe Beth). No município de Castanhal, haverá ainda um roteiro de visitações com cortejo que destaca a importância da Memória Negra da cidade, no dia 20 de maio.

A programação contará ainda com Formação de Professores para as Olimpíadas de Ciência de Caxiuanã, de 17 a 21 de maio.

Uma Oficina de Bordado com figuras da flora amazônica acontece no Parque Zoobotânico no dia 18 de maio. No mesmo dia, acontece uma visita guiada para pessoas com deficiência no Museu Goeldi.

Já no dia 19 de maio, haverá mesa redonda sobre degradação florestal e saúde-única com integrantes do grupo Aliança pela restauração na Amazônia.

Já no distrito de Icoaraci, o dia 20 terá programação sobre cerâmicas arqueológicas, com Abertura da Exposição “Replicando o Passado” (Cerâmicas Arqueológicas do Museu Goeldi pelas mãos dos ceramistas do Paracuri) e feira de economia criativa. Também em Icoaraci, o público pode se inscrever para uma oficina de cerâmicas arqueológicas, que acontece de 22 a 26 de maio.

Semana Nacional – A Semana Nacional dos Museus acontece todos os anos, sempre com um tema diferente proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). O tema deste ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. No Museu Goeldi, a programação será marcada pela intenção de trazer as pessoas ao Museu, mas também fazer com que o Museu vá até as pessoas, com atividades em várias localidades.

A museóloga Doriene Monteiro, pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi, conta que “é muito importante que os museus interajam com a sociedade para além de seus espaços físicos. A museologia atual prega muito essa interação extramuros”. O objetivo da programação também é apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A Semana Nacional dos Museus é organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e se trata de uma temporada que acontece em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado dia 18 de maio. A data propõe a reflexão em relação ao papel social dos museus, como na educação ambiental e inclusão social.

Parceiros –  A 21ª Semana Nacional de Museus do Museu Goeldi acontece em parceria com a SECULT-PA, Prefeitura de Portel, SEDUC, Ponto de Memória da Terra Firme, Ceramistas do Projeto “Replicando o Passado”. Conta ainda com a Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combu e Grupo SANKOFA – representantes do Fórum de Museus de Base Comunitária da Amazônia e Representantes de diferentes movimentos negros do Estado do Pará, como o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, Mocambo, Instituto Bamburucema de Cultura, Malungu Afro/Amazônica, Centro de Pesquisa e Documentação de Belém – Quilombo Urbano do Jurunas (casa ZeFas). Fazem parte da programação ainda o Programa de Pós-Graduação de Estudos Antrópicos da Amazônia e Grupo Espiar e Curiar de Pesquisa Afro-Amazônico.

Texto: Kauanny Cohen e Uriel Pinho – Publicado por: Museu Goeldi – Museus, sustentabilidade e bem-estar: Museu Goeldi leva programação a vários locais do Pará — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)