Marinha leva oxigênio para atender à emergência em saúde pública no Amapá

Mais de 30 mil metros cúbicos do produto estão sendo transportados

Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil está transportando 32.695 metros cúbicos de oxigênio gasoso para atender à emergência em saúde pública no Amapá. O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” partiu, por volta das 2h da madrugada deste domingo (21), da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), com destino a Santana (AP), levando a carga, armazenada em dois tanques criogênicos. A previsão é de que o deslocamento dure aproximadamente 48 horas.

Entre janeiro e maio deste ano, houve um aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais, o que fez com que o Governo do Amapá decretasse emergência no último sábado (13). A maioria dos pacientes tem idade entre sete meses e quatro anos.

Além do reforço em oxigênio, o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” levará equipamentos hospitalares, incluindo um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.

“A Marinha do Brasil possui, entre suas capacidades, o apoio logístico móvel. Estamos em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, possibilitando o transporte de cilindros de oxigênio de grandes proporções e outros materiais hospitalares para o Amapá. A Marinha, desta forma, continua com suas atividades com o compromisso de cuidar da nossa gente”, afirma o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa.

Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” partiu de Belém com carga de oxigênio, que será entregue em Santana (AP) – Fonte: Agência Marinha de Notícias

Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”  

Incorporado à Marinha do Brasil em 2018, o NApOc “Iguatemi” integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval. Opera nos rios da Amazônia e nos litorais do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). Sua tripulação é composta por 28 militares.

Equipado com duas metralhadoras 12,7mm (0,5 pol.) e duas metralhadoras 7,62mm, o NApOc “Iguatemi” pode operar em conjunto com aeronaves e está apto para desempenhar tarefas de apoio logístico, patrulha, minagem e busca e salvamento.

Por Segundo-Tenente (RM2-T) Augusto Rodrigues – Belém, PA
Fonte: Agência Marinha de Notícias – Marinha leva oxigênio para atender à emergência em saúde pública no Amapá | Marinha do Brasil  

Relacionada:

Amapá vai receber oxigênio e equipamentos hospitalares | Agência Brasil (ebc.com.br)