Inpa recebe evento sobre soluções inovadoras para o futuro das cidades

O evento do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) busca promover o diálogo entre experiências bem-sucedidas de municípios brasileiros, conhecimento científico e caminhos criados por entidades municipalistas

Capacitar gestores para usar uma plataforma gratuita que traz soluções inovadoras para que os  usuários alcancem os objetivos de desenvolvimento urbano sustentável. Esta é a proposta do encontro Soluções “Soluções Inovadoras para o futuro das cidades”, que acontece de terça a quinta-feira da próxima semana (16 a 18), no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O evento é promovido  pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Desenvolvida pelo CGEE, a plataforma virtual Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) atua no mapeamento e divulgação de conteúdos e soluções urbanas inovadoras em sustentabilidade. Articula gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia em prol da agenda urbana, co-criando alternativas para a transição das cidades rumo à sustentabilidade.

A abertura do evento acontecerá na terça-feira (16), às 14h. O debate contará com a presença de autoridades, como o  secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Carlos Roberto Queiroz Tome Junior; o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo; o diretor do Centro, Ary Mergulhão Filho; o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe) do MCTI, Osvaldo Moraes; a diretora do Inpa, Antonia Franco; e o prefeito de Manaus, David Almeida. A diretora do Inpa também vai moderar o painel sobre Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.

O evento é direcionado para os responsáveis pela gestão em áreas como cidades, meio ambiente, e ciência, tecnologia e inovação. Para quem não puder participar de forma presencial, poderá acompanhar a transmissão pelo Youtube do CGEE

A programação é uma iniciativa do Oics e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), no âmbito do projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do MCTI. O encontro tem como objetivos apresentar, exercitar e capacitar gestores públicos no uso das funcionalidades do Observatório, promovendo a plataforma como uma ferramenta para esses gestores.

Programação

Os participantes terão acesso a cinco painéis, que promoverão o diálogo entre experiências exitosas de municípios brasileiros, conhecimento científico e caminhos criados por entidades municipalistas, moderados por instituições de referência. Serão divulgados os cases de cidades como Fortaleza (CE), Itaúna (MG), Serra Talhada (PE), Teresina (PI), Macapá (AP) e Niterói (RJ).

Serão abordados os seguintes temas: Adaptação a mudanças climáticas e atenção a desastres; Cocriando cidades sustentáveis: visões para o futuro urbano; Soluções Inovadoras para Cidades Sustentáveis; e Ciência para o desenvolvimento sustentável; e por último Financiamento para cidades sustentáveis, com o lançamento do Guia de gestão orçamentária e financiamento municipal, organizado pelo Programa Cidades Sustentáveis.

Também serão realizadas oficinas sobre Soluções sustentáveis e instrumentos de apoio ao planejamento urbano; Ranqueamento de soluções inovadoras para a região Norte; e Aplicação da lente climática no ordenamento territorial.

Sobre o Observatório

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) atua há cinco anos, de forma colaborativa, para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável nas cidades brasileiras, apoiando em diversas frentes a tomada de decisão com base em evidências. A iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis. Para conhecer o observatório, acesse este link.

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova oferece o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável. É um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF).

PUBLICADO POR: INPA – Inpa recebe evento sobre soluções inovadoras para o futuro das cidades — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (www.gov.br)

Relacionadas: