Indígena da etnia Yanomami é resgatada por helicóptero da Marinha

Paciente está sob os cuidados da Secretaria de Saúde Indígena, no Polo Base de Surucuru, dentro do Território Yanomami, em Roraima

Foto postada em: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil realizou, nesta terça-feira (16), o resgate aéreo de uma mulher de 67 anos, da etnia Yanomami, moradora da Aldeia Parima, perto da fronteira de Roraima com a Venezuela. Com desconforto respiratório e sintomas que indicavam suspeitas de tuberculose, anemia grave e malária, a indígena foi levada para o Posto da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) instalado no Polo Base de Surucucu, dentro do Território Indígena Yanomami. Outros quatro adultos e três crianças também foram encaminhados para atendimento médico.

O helicóptero, modelo UH-15 Super Cougar, prefixo N-7103, partiu às 12h35 de Surucucu para a Aldeia Parima, distante cerca de 40km. A evacuação aeromédica, como essa operação é denominada no vocabulário militar, foi concluída às 13h20, quando os pacientes chegaram ao posto de saúde. “Parte dos bancos foram retirados e instalamos a maca para a paciente mais grave, que veio acompanhada de um cilindro de oxigênio. Foi necessário fazer um briefing com a equipe médica da Sesai. Um médico foi na aeronave para receber a paciente e monitorá-la ao longo do percurso”, conta o Capitão de Corveta Rodrigo Martins, comandante da aeronave.

Atendimento ao povo Yanomami, em Roraima

O UH-15 pertence ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, sediado em Belém (PA). Desde fevereiro, a unidade aérea está destacada para atender à emergência em saúde pública decretada pelo Ministério da Saúde no dia 20 de janeiro, em razão da desassistência sanitária e nutricional dos povos que vivem no Território Indígena Yanomami.

Coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Comando Operacional Conjunto Amazônia, a atuação das Forças Armadas no Território Yanomami é composta por militares da Marinha, Exército e Força Aérea.

Super Cougar

As aeronaves UH-15 Super Cougar são helicópteros multimissão, empregados no apoio a operações especiais, operações terrestres de caráter naval, além de atividades benignas e de emprego limitado da força, tais como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate a incêndio.

Relacionada:

Parto de bebê e apreensão de embarcações irregulares ampliam os resultados da Operação Militar na Amazônia Ocidental  Forças Armadas, órgãos federais e estaduais atuam de forma conjunta durante a Operação “Ágata” – Fonte: Agência Marinha de Notícias – Parto de bebê e apreensão de embarcações irregulares ampliam os resultados da Operação Militar na Amazônia Ocidental | Marinha do Brasil