Ibama e Agência Portuguesa estabelecem cooperação em Manejo Integrado do Fogo

A parceria foi firmada durante a 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais – evento de destaque mundial em controle de incêndios florestais e manejo do fogo

Foto postada em: IBAMA

Brasília (25/05/2023) O Ibama e a Agência para Gestão Integrada de Fogos Rurais (Agif) de Portugal assinaram, no último dia 18/05, um Memorando de Entendimento para orientar e fortalecer a cooperação entre as duas nações no Manejo Integrado do Fogo. A parceria foi firmada durante a 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (International Wildland Fire Conference), realizada de 16 a 19 de maio, em Porto, Portugal. O evento tem como finalidade a troca de conhecimentos entre profissionais de todo o mundo ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais.

O acordo de intenções não vinculativo possibilitará a redução de vulnerabilidades e o aumento da resiliência à variabilidade climática e às ameaças de incêndios florestais. O Memorando é fundamentado, ainda, em um sistema de gestão que integra iniciativas de planejamento, preparação, prevenção, supressão e recuperação pós-incêndio integradas às necessidades socioculturais das comunidades e à ecologia do fogo nos ecossistemas.

Em resumo, o tratado visa, entre outras ações, o desenvolvimento de atividades de prevenção e combate a incêndios florestais por meio do compartilhamento de conhecimento técnico, intercâmbio de recursos humanos especializados e exploração conjunta de inovações em gestão de combustíveis. As entidades visam, também, a realização de reuniões ao longo da parceria para o bom desenvolvimento das atividades e futuras novas alianças. O pacto foi assinado pela coordenadora-geral do Prevfogo (Ibama), Flávia Saltini Leite, e pelo presidente da Agif, Tiago Martins Oliveira.

Na ocasião, foram realizados debates e apresentação de trabalhos individuais do corpo técnico de gestores do fogo. Os resultados das queimas prescritas junto às comunidades tradicionais no contexto do manejo integrado do fogo e as ações de prevenção com educação ambiental do Prevfogo foram destaque na convenção.

As instituições declararam apoio mútuo e contínuo na gestão do fogo e na prevenção de incêndios florestais, com o investimento em tecnologias, informação e boas-práticas.

Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais

Respondendo às temporadas de incêndios florestais severas e generalizadas globalmente nos anos de 1980, representantes de entidades governamentais e instituições privadas de todos os continentes organizaram, em Boston, Estados Unidos, a 1ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais – Meeting Global Wildland Fire Challenges.

A Conferência promove cooperação internacional ao consolidar a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo. O evento abre espaço, também, para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.

A equipe técnica do Prevfogo teve 21 trabalhos aprovados para apresentação no evento. A comitiva brasileira contou com a participação de 130 inscritos.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama e Agência Portuguesa estabelecem cooperação em Manejo Integrado do Fogo — Ibama (www.gov.br)