Forças Armadas preparam tropas para ampliar atuação na Operação “Ágata Conjunta”

As Forças Armadas, no contexto da Operação “Ágata” – Comando Conjunto Uiara –, que acontece na tríplice fronteira da Amazônia, realizam ações de patrulhamento, inspeção naval e patrulha aérea, terrestre e naval. Coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira, em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais, a operação interagências visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Chefe do Estado-Maior Conjunto Uiara apresentou operação para as agências parceiras – Fonte: Agência Marinha de Notícias

Na última quinta-feira (04), o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva realizou o Apronto Operacional, no município de Tabatinga (AM). Na ação, foi possível verificar as condições do material a ser empregado nas missões, a fim de ampliar a atuação da Operação Terrestre.

Já na sexta-feira (5), foi a vez da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM), inspecionada pelo Comandante Conjunto Uiara, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo. Durante a ação, foram verificadas as condições do material das tropas do Comando de Fronteira Japurá e a capacidade operacional dos militares do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS). O Comandante do 17º BIS, Tenente-Coronel Ronaldo Baeta Nogueira, apresentou a manobra que será realizada pelo Batalhão.

“Não importa se somos soldados, marinheiros ou aviadores. Somos todos combatentes e lutamos pela soberania da Amazônia”, destacou o Vice-Almirante Lobo durante o Apronto Operacional.

Durante a inspeção, foram conferidas as embarcações que conduzirão as tropas do EB pelos rios da Amazônia, no Terminal Fluvial. Aproximadamente 6.500 quilômetros devem ser navegados, transportando homens, alimentos, medicamentos, equipamentos e combustível.

Segunda reunião com agências

Ainda na sexta-feira (05), o Comando Conjunto Uiara realizou a segunda reunião de coordenação com as agências que atuarão em cooperação com as Forças Armadas durante a operação. O Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Uiara, General de Brigada Moussallem, recebeu os representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Polícia Federal e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para dar prosseguimento ao planejamento e controle da ação em curso da operação interagências.

Apoio às comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia 

Como parte da operação, os moradores das comunidades de Flores, São Luiz, Lago Grande, Tambaqui e Irari, no município de Atalaia do Norte (AM), podem ser contemplados com ações de assistência médica e odontológica por meio de um navio de assistência hospitalar da MB.

Desde o início da operação, já foram realizados atendimentos nas comunidades indígenas Cruzeirinho, Palmeira do Javari e Nutewa, das etnias Mayuruna, Kanamari e Kulina, e ainda no município de Tabatinga (AM). São realizados atendimentos médicos, odontológicos, laboratoriais, de enfermagem, distribuição de medicamentos e vacinação. Durante a operação, além das Ações de Assistência Hospitalar, também estão previstas Ações Cívico-Sociais.

Por Segundo-Tenente (RM2-T) Elisanaluz Ramos de Oliveira – Manaus, AM – Agência Marinha de Notícias – Forças Armadas preparam tropas para ampliar atuação na Operação “Ágata Conjunta” | Marinha do Brasil