Exércitos brasileiro e francês realizam ações de combate a crimes em fronteira com Guiana

Clevelândia do Norte (AP) – O Comando de Fronteira Amapá desencadeou a Operação Rochelle, de 7 a 11 de maio, que consiste no patrulhamento terrestre e fluvial na região de Ilha Bela, fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Crédito: 34º BIS

Durante a Operação, foram realizadas ações para coibir delitos transfronteiriços e ambientais, como tráfico de drogas, tráfico humano, migrações ilegais e garimpo ilegal. A Operação é especialmente importante por tratar-se de uma região caracterizada por grandes vazios demográficos, pela dificuldade logística e pelas grandes distâncias.

As operações do Exército Brasileiro foram coordenadas com a atuação das tropas francesas do 3º Regimento Estrangeiro de Infantaria, empregadas do outro lado da fronteira, na Guiana Francesa.

O Tenente-Coronel George Alberto Garcia de Oliveira, Comandante do Comando de Fronteira Amapá / 34º Batalhão de Infantaria de Selva, comentou a operação. “Esse quadro promove a troca de informações e de conhecimentos militares e possibilita uma maior eficácia ao coibir esses atos ilícitos. Em suma, o aprendizado é mútuo e essas ações combinadas trazem benefícios aos militares dos dois países”, destacou.

A operação militar em território brasileiro é potencializada pelo trabalho coordenado com outros órgãos governamentais, o que conhecemos como operação interagência. A Operação Rochelle integrou Exército, Polícia Federal e órgãos de segurança pública do Amapá.

“Ao atuarmos juntos com os demais órgãos do Estado, trocamos experiências e informações, bem como aumentamos os resultados tangíveis e intangíveis das operações”, completou o Comandante do 34º Batalhão de Infantaria de Selva.

Fonte: 34º Batalhão de Infantaria de Selva – Exércitos brasileiro e francês realizam ações de combate a crimes em fronteira com Guiana – Noticiário do Exército (eb.mil.br) – (ver repertório fotográfico)