Esquadrões da FAB realizam Evacuação Aeromédica de indígena no Amazonas

Transporte de gestante foi realizado pelos Esquadrões Arara e Pantera, da Força Aérea Brasileira, no dia 28/04

Foto: Força Aérea Brasileira FAB

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), realizou, no dia 28/04, a Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma indígena gestante da comunidade Akatu-Cachoeira, localizada próximo à região de Yauaretê, no estado do Amazonas (AM), acompanhada pela médica responsável. A paciente apresentava complicações no parto, que geravam risco à sua vida e à do bebê.

A gestante e a médica do Distrito de Saúde Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN) foram transportadas por uma aeronave H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, do povoado de Akatu-Cachoeira para Yauaretê, onde seria abastecida antes de prosseguir para São Gabriel da Cachoeira (AM).

Ao chegar no Aeroporto de Yauaretê, uma tripulação do C-105 Amazonas do 1°/9° GAV, que já estava pronta para decolar para São Gabriel da Cachoeira em outra missão, interrompeu os procedimentos de acionamento dos motores e prontificou-se a transportar a paciente, para agilizar a EVAM, sem a necessidade de aguardar o abastecimento da aeronave do 5°/8° GAV.

O voo foi realizado com sucesso até São Gabriel da Cachoeira, onde toda a estrutura de apoio, previamente coordenada durante o voo, estava a postos para deslocar a gestante do aeroporto até o Hospital Geral e Urgências (HGU), no qual foi atendida e obteve sucesso no parto.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador André Luiz Parreira De Souza, expressou sua satisfação. “São essas situações que nos motivam e nos orgulham de pertencer a um Esquadrão com tamanha importância no contexto da Amazônia Brasileira, como o Esquadrão Arara”.

EVAM

Evacuação Aeromédica (EVAM) é a ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Foto: 1º/9º GAV – Esquadrão Arara
Fonte: 1°/9° GAV, por Tenente Trindade
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres – Esquadrões da FAB realizam Evacuação Aeromédica de indígena no Amazonas – Força Aérea Brasileira