CIGS trabalha na preservação da fauna amazônica

Manaus (AM) – Durante a semana de 7 a 13 de maio, o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu uma comitiva composta por pesquisadoras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com objetivo de realizar uma cooperação técnico-científica para recolher dados para os cursos de mestrado e doutorado das respectivas universidades, denotando, dessa forma, alinhamento com a preservação da fauna amazônica.

Crédito: Cb Daniel e Sd Justino – CIGS

Essa cooperação técnico-cientifico foi articulada pelas professoras veterinárias, Doutora Ana Paula Gering, Doutora Alessandra Scofield Amaral, Doutora Ceci Ribeiro Leite, Mestranda Amanda de Nazaré da Costa Rodrigues, Mestre Cinthian Cássia Mendonça, Mestranda Elda Ely Gomes de Souza e Ennely Nataly Vidal da Silva, que estudam doenças infecto-parasitarias em animais silvestres e anestesiologia veterinária.

Crédito: Cb Daniel e Sd Justino – CIGS

A UFNT, a UFPA e a UFF apresentam, em comum, a missão de produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável, bem como propiciar, de forma integrada, a produção e a difusão do conhecimento científico. Dessa forma, as ações realizadas estão alinhadas com o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro em prol dos biomas nacionais, neste caso, a Amazônia, contribuindo para a preservação de espécies da fauna e da flora.

A Cooperação em tela permitiu reunir informações sobre as condições de saúde das 11 onças pintadas, das três onças pardas e dos oito pequenos felinos do zoológico, além de contribuir com as pesquisas científicas de campo das Universidades Federais supracitadas.

O trabalho desenvolvido entre a equipe técnica do Zoológico do CIGS e as pesquisadoras é de grande importância para a manutenção da biodiversidade, possibilitando a sobrevivência de populações inteiras a partir de poucos exemplares, com base no conhecimento técnico desenvolvido para cada espécie, sempre voltado para a questão de bem-estar animal.

Fonte: Com Soc do Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS trabalha na preservação da fauna amazônica – Noticiário do Exército (eb.mil.br)