Base de controle na TI Yanomami é alvo de novo atentado

Brasília (16/05/2023) – A base de controle instalada em 20 de fevereiro no rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami, foi alvo de novo atentado na madrugada desta segunda-feira (15/05). Em meio a chuva torrencial, criminosos armados avançaram em quatro barcos e cortaram o cabo de aço estendido entre as margens do rio, que impedia a passagem em direção aos garimpos.

Foto postada em: IBAMA

Houve troca de tiros com agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que faziam a segurança na aldeia Palimiú, onde a base federal está instalada. Nenhum policial ficou ferido.

Cerca de três horas após o ataque, criminosos passaram em alta velocidade pela base, em sentido contrário (rio abaixo), com quatro embarcações, uma delas rebocada.

O Ibama solicitou apoio às Forças Armadas para reforçar a estrutura no local. A base de controle impedia desde 20 de fevereiro a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território Yanomami.

O ataque desta segunda-feira é o quinto contra agentes federais desde o início da retomada do território Yanomami. Nos locais em que o Ibama está presente houve redução de cerca de 80% da área desmatada para abertura de garimpos.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Base de controle na TI Yanomami é alvo de novo atentado — Ibama (www.gov.br)